Presente nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” desde 2002, a capoeira reune 235 atletas em Mogi das Cruzes. Homens e mulheres disputarão os estilos Angola e Regional em quatro categorias leve, médio, meio pesado e pesado. As competições começaram neste domingo no Colégio NEC, na Vila Oliveira.

Em junho de 2008, foi aprovada a Lei nº 5.784, de 29 de junho, que cria o Dia da Capoeira e dispões sobre o ensino e a prática da mesma nas unidades escolares de rede pública estadual de educação e dá outras providências.

Apresentação de Maculelê dos alunos de Capoeira da OSAM(Obra Social André Marcel), do grupo Capoeira D'Ginga.

Piracicaba foi soberana e festejou o título de campeã da Capoeira da 1ª Divisão, masculino e feminino, na 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em Santos. A competição, disputada no Colégio Santista, reuniu mais de 200 atletas de 59 cidades. Na 2ª Divisão, Jacareí levou o ouro entre os homens e Taubaté entre as mulheres. "A capoeira está na programação dos Jogos Abertos desde 2000. A cada edição a modalidade atrai mais participantes", comentou o presidente da Federação da Capoeira do Estado de São Paulo, Valentin Rodolfo Mussaeli.

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

Please publish modules in offcanvas position.