Pan-Americano Sub-20 de Atletismo começa nesta sexta-feira no Peru

0
9

O 19º Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo será disputado desta sexta-feira (dia 21) a domingo (23), no Estádio Chan Chan, na cidade de Trujillo, no Peru. E emoções não vão faltar logo no primeiro dia de competições, quando estão previstas 32 provas, sendo 17 finais, 10 semifinais e cinco do decatlo pelo programa original.

Dos 25 representantes do Brasil no evento, organizado pela Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), 18 atletas já entram no estádio nesta sexta-feira. O primeiro a competir será Jordan Santos de Souza, às 10:25 de Brasília, nos 100 m do decatlo. Pouco depois, Paulo André Camilo de Oliveira e Felipe Bardi dos Santos disputam as semifinais dos 100 m. A final será no mesmo dia.

Outros brasileiros que fazem final neste primeiro dia: Alencar Chagas Pereira (martelo), Daniel Ferreira do Nascimento e Walace Evangelista Caldas (5.000 m), Gabriel Menezes Oliveira (distância), Wellinton Fernandes da Cruz Filho (disco), Gabriel Carmignoli de Andrade, Nicole Caroline Barbosa e Isabel Demarco de Quadros (vara), Shayara Cristina Augusto Ribeiro e Fabielle Samira Alves Ferreira (dardo) e Vitoria Sena Alves (distância).

Já Jeferson Alberto dos Santos e Pietra Ornelas da Silva fazem as semifinais dos 1.500 m, enquanto Luís Fernando Pires e Italo Matheus de Araújo disputam as semifinais dos 800 m.

Antes de viajar para o Peru, a equipe de revezamento 4×100 m masculina, formada por Paulo André, Felipe Bardi, Derick Silva e Luca Santos, fez um estágio de treinamento de três dias no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). “Foi muito proveitoso. Temos uma geração de velocistas muito especial e o objetivo é quebrar o recorde sul-americano da categoria”, disse Felipe Siqueira, referindo-se aos 39.29, alcançados em 2012 durante o Mundial de Barcelona, na Espanha, por Leandro Pitarelli de Araújo, Yuri de Lima Monteiro, Renato Oliveira dos Santos Jr e Rodrigo Gomes Rocha.

O Estádio Chan Chan foi inaugurado em 2013 como uma das sedes dos Jogos Bolivarianos. Além de Atletismo, recebe competições de futebol e de beisebol e tem capacidade para 5.500 torcedores.

Na última edição do evento, em 2015, em Edmonton, no Canadá, o Brasil conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze. O único ganhador de medalha que volta à competição, dois anos depois, é Daniel Ferreira do Nascimento, que foi bronze nos 5.000 m.

O primeiro Campeonato Pan-Americano foi disputado em Sudbury, também no Canadá, em 1980. Várias estrelas internacionais do Atletismo deixaram seus nomes gravados na competição como Joaquim Cruz, Carl Lewis, Jackie Joyner-Kersee, Usain Bolt, Caterine Ibargüen, Thiago Braz da Silva, Javier Sotomayor, Iván Pedroso, entre outros.

Comente