Juliana/Andressa conquista primeiro ouro da dupla na etapa de Montevidéu

0
31

O Brasil foi campeão mais uma vez do naipe feminino no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Juliana e Andressa (CE/PB) superaram as colombianas Diana e Yuli por 2 sets a 0 (21/17, 21/16) na tarde deste domingo (18.03), na decisão da etapa de Montevidéu, no Uruguai. É a sexta medalha de ouro em seis etapas realizadas do tour.

A decisão foi disputada em uma situação atípica, em uma quadra coberta na cidade de Montevidéu. Os jogos chegaram a ser adiados por conta de uma tempestade e raios, e a solução foi realizar as partidas valendo medalha em uma arena de vôlei de praia coberta. Os brasileiros Jô e Léo Vieira (PB/DF) também entraram em quadra e ficaram na quarta posição.

Juliana, medalhista olímpica e campeã mundial e pan-americana, nunca havia disputado um torneio em uma quadra coberta. Ela comentou como foi a adaptação às condições da decisão no Uruguai e também a felicidade pelo primeiro ouro conquistado lado da parceira Andressa. Ela e a campeã mundial Sub-19 estão juntas desde o início de 2018.

“Já havia treinado em quadras cobertas na Europa, mas com algumas características diferentes e nunca havia disputado um torneio em uma. A chuva e os raios estavam fortes e foi a alternativa da organização. A areia é um pouco mais dura, mais compactada, foi um pouco estranho. O jogo fica mais rápido, com menos largadas. Mas conseguimos nos adaptar bem. Estávamos com muita vontade de conquistar esse título, de entrar em quadra e conseguir um bom resultado para o Brasil”, disse Juliana, que completou.

“Nunca tinha vencido um Sul-Americano, é um título inédito para mim. Andressa também nunca havia conquistado um troféu nessa competição, então foi muito especial. Nosso primeiro ouro juntas, esperamos que o primeiro de vários. Foi ótimo escutar o hino brasileiro ao lado dela no pódio e agora retomamos o foco ao Circuito Brasileiro”.

Juliana e Andressa já haviam conquistado nesta temporada do torneio uma prata, na parada realizada na Bahia. Já no naipe masculino, na disputa do bronze, Jô e Léo Vieira acabaram superados pelos venezuelanos Peter e Tigrito por 2 sets a 1 (13/21, 21/16 e 12/15). O quarto lugar rende ao Brasil 140 pontos no ranking.

O Brasil lidera o ranking geral feminino com folga, tendo ficado com o ouro em todas as paradas, somando 1.200 pontos. No naipe masculino, o país aparece em segundo lugar, com 1.000 pontos. A Argentina lidera com 1.080 pontos. Ainda restam duas etapas ‘Finals’, uma exclusiva para cada gênero, em cidades diferentes.

O masculino ocorre em Resistencia (Argentina), de 13 a 15 de abril. O feminino ainda tem data e local a confirmar. Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Comentar