Coluna: O ponto, de Vista! Árbitros ou atletas?

0
71
Redigindo esse texto me faz realizar uma vontade imensa de compartilhar com vocês nesta coluna nossas vivências no esporte e entender como realizá-lo em Alto Rendimento. Hoje iniciaremos falando dos “profissionais” que estão arbitrando  (juízes (as) ), nas mais diversas modalidades desportivas, em particular o futebol.
O Árbitro de futebol, assim como atletas necessitam de um rigoroso processo de adaptação que requer deste a disciplina técnica quanto as valências e potencialidades físicas; Força de explosão, mudança rápida de direção, sprints, tempo de reação, tomadas de decisões rápidas, além da atenção difusão para todos os lances e circunstâncias do jogo, (os recursos tela falaremos em outra oportunidade).
Em mundo repleto de estudos e pesquisas e testes voltados para Biomecânica e Fisiologia que capacitam cada vez mais os atletas do futebol, a adquirirem desempenhos físicos e orgânicos excelentes por muitos anos.
Esta nova realidade obrigam “homens e mulheres de preto” treinarem como atletas de alto rendimento. São avaliados  semestralmente as suas capacidades  físicas e motoras,  exigidas pelas suas respectivas instituições, com testes com dimensões e validades internacionais. Macro ciclos de Exercícios Físicos como mecanismo norteador para adaptações fisiológicas  destes profissionais do apito, estão nos manuais das gestoras do futebol mundial e brasileira.
Portanto, o futebol hoje está bem servido, não de gingas e dribles que nos deixam maravilhados nas arquibancadas, porém nossas  “autoridades” dos gramados, estão cada vez mais habilidosos, ágeis, e porque não dizermos mais fortes? Pois é, o apito corre-solto  e muito bem dentro das quatro linhas, agora com mais Vo2, velocidade,  potência e resistências físicas, que deixam qualquer “ filhos do vento” para trás.
Leitores! antes de pensar em reclamar de alguma jogada, prestem muita atenção, os Soberanos do Apito estará marcando as jogadas bem de perto, como um zagueiro chato, um volante pitbull,…… pois bem, eles (as) estão com a bola toda das valências físicas! Cabem até prorrogação no Curriculum.
Abraços e sempre pratiquem exercícios físicos!
Prof. Robson Nunes
Profissional em Educação Física
Pós graduando em Biomecânica do Movimento Humano
Comissão Técnica e Coordenador  da Liga  Desportiva da UNEB
Membro da Comissão técnica das seleções de Futsal de Lauro de Freitas /E.C.Vitória
DADE do E.C. Jacuipense/Ba
Comentar