Parceria entre COB e CBDG leva o Curling aos Jogos Escolares da Juventude

0
127

A modalidade de inverno mais popular entre os brasileiros chegou a Natal (RN), uma das capitais mais quentes do país. Em ação promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), uma pista de curling adaptada foi montada no Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude. O objetivo é divulgar a modalidade e torná-la mais conhecida entre os jovens.

“É uma ação mais recreativa, pois as pessoas não têm uma cultura desse esporte. Quando os Jogos de Inverno começaram a ser divulgados no Brasil, o curling era visto de forma depreciativa, como um esporte sem muita ação. Depois, com esse projeto criado pela CBDG, o público foi se interessando e percebendo que a modalidade é inclusiva. Todo mundo joga, da criança ao idoso”, explica Henrique Pacola, colaborador da CBDG e um dos responsáveis pela montagem da estrutura de street curling.

“Aqui em Natal, estamos com pedras que possuem uma rodinha e simulam melhor o curling. E todo o material é de plástico, além da proteção com espuma. Ao colocarmos os jovens para jogar, vamos explicando as regras básicas e a pontuação”, complementa Luiz Felipe Corrales, outro instrutor da CBDG envolvido na ação.

O Centro de Convivência fica aberto das 10h30 às 15h e das 17h30 às 21h. Durante esses dois períodos, várias dinâmicas são organizadas pelos colaboradores e o espaço tem recebido um ótimo público.

“Achei muito massa. É um esporte diferente, que eu não conhecia. Nunca tinha visto nem na televisão. Agora, quando tiver uma oportunidade, vou parar para assistir”, diz Maiara Carolina, 14, atleta de futsal de Santa Catarina.

Além do street curling, o Centro de Convivência possui espaço de dança, fotografia, biblioteca, mesa de botão, tênis de mesa, videogame, educação antidopagem e oficinas de bola, corpo, tecnologia e pensamento.

Comentar