Brasileiros lutam por vitória na etapa de Brasília do Circuito CAIXA e hegemonia contra africanos

0
30

Wellington Bezerra da Silva tem uma missão dupla na etapa de Brasília no Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (25). Após cruzar em primeiro na prova de São Paulo, há pouco menos de um mês, o atleta do Cruzeiro vai correr em busca da segunda vitória consecutiva na categoria Elite 10km. Ele também tentará ampliar a vantagem verde-amarela no placar da disputa entre brasileiros e africanos pela hegemonia na temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil, que está completando 15 anos.

A etapa do Distrito Federal será a 11ª deste ano. Após dez corridas, os brasileiros lideram a disputa particular contra os africanos por seis vitórias contra quatro. Como a prova de Brasília é a penúltima da temporada (o encerramento será em Goiânia no dia 8 de dezembro), uma vitória de Wellington ou qualquer outro corredor verde-amarelo, assegura matematicamente a hegemonia no Circuito CAIXA. Isso porque, restando duas provas, os corredores do continente africano podem, no máximo, empatar o placar.

Além de Wellington, outros corredores brasileiros despontam com boas chances em Brasília, como Gilberto Silvestre Lopes, vice-campeão em Ribeirão Preto; Cosme Ancelmo de Souza, terceiro em Campo Grande; Gleison da Silva Santos, quarto colocado no Recife; além de pratas da casa como Lucas Scaravelli da Silva. O rival da África será o queniano Nicolas Kipkorir Chelino. Mas ele não será o único estrangeiro na prova. O português Alberto Casimiro da Costa Paulo também está inscrito na categoria Elite 10km.

Entre as mulheres, as africana estão na frente na Elite 10km, com sete vitórias contra três das brasileiras. Mas na última etapa do Circuito CAIXA, em São Paulo, a mais rápida foi uma atleta nacional, Jenifer do Nascimento Silva. Como ela não estará em Brasília, a responsabilidade ficará a cargo de nomes como Simone Ponte Ferraz, campeã da prova de Uberlândia; Cruz Nonata da Silva, quarta colocada em Fortaleza, entre outras corredoras. A queniana a ser batida é Sharon Chelimo Arusho.

Comentar