Atletas Memorial-Santos vencem Circuito Pan-americano de Paraciclismo

0
56

Lauro Chaman e Márcia Fanhani, paraciclistas da Memorial-Santos/FUPES, venceram o Circuito Pan-americano de paraciclismo de Estrada – Etapa Brasil, disputado neste final de semana, dias 15 e 16, em Diadema/SP.

Competição foi válida para o ranking mundial classificatório para as paralimpiadas de Tóquio 2020 e reuniu atletas do Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai, Peru e Portugal.

O Circuito Pan-americano foi disputado em dois dias. No contrarrelógio individual, realizado no sábado, 15. Na disputa da categoria Tandem feminino – categoria para deficiente visual – Márcia Fanhani e a piloto Cristiane Silva demonstraram muito sincronismo e estabeleceram o melhor tempo, terminando com mais de 4min de vantagem sobre a seleção argentina, que ficou com a prata.

Resistência – Memorial-Santos

No domingo foi a vez da prova de resistência e os atletas da Memorial-Santos repetiram o resultado: Lauro Chaman venceu na categoria MC5 e Márcia Fanhani e a piloto Cristiane Silva venceram na categoria Tandem. Com os resultados, os atletas ficaram com o titulo da competição.

Classificações no Paraciclismo

Tandem B – atletas com deficiência visual que competem em uma tandem com um piloto vidente na frente;

Handbike H1 a H4 – apenas para provas de estrada, essa classe contempla atletas com deficiência que afete suas pernas, competem usando uma handbike.

T1 a T2 – também existente apenas nas provas de estrada, contempla atletas com deficiência que afete o equilíbrio, que competem usando um triciclo;

C1 a C5 – atletas com com deficiência que afete pernas, braços e/ou tronco, mas que competem com uma bicicleta convencional.

Nas classes H, T e C, quanto menor o número da classe, maior o impacto da deficiência na sua habilidade em pedalar. Assim, um ciclista C1 terá uma deficiência com mais impacto na sua habilidade em pedalar que um ciclista C5. Isso equilibra as disputas, tornando-as ainda melhores.

Comentar