Baskonia, de Huertas, elimina Barcelona e disputa título da Liga ACB contra Real Madrid

0
28

O Kirolbet Baskonia, do armador Marcelinho Huertas, garantiu classificação a grande final da Liga ACB – 2017/2018 ao derrotar o FC Barcelona Lassa, neste domingo (10 de junho), no tempo extra, por 88 a 82 (76 a 76 no tempo normal e 44 a 34 no primeiro tempo), atuando no Palau Blaugrana, em Barcelona (ESP), pela quarta rodada da série melhor-de-cinco do playoff – semifinal. Com a vitória, a equipe de Vitoria-Gasteiz fechou a disputa com três vitórias e uma derrota.

Mesmo jogando como visitante, o Baskonia iniciou muito bem a partida, dominando os dois quartos iniciais – 21 a 16 (primeiro) e 23 a 18 (segundo quarto). Nos dois finais, no entanto, o Barça cresceu e igualou as ações, levando a decisão do vencedor para a prorrogação – 15 a 19 (terceiro) e 17 a 23 (quarto).

No tempo extra, valeu a força do elenco da equipe visitante, que conseguiu marcar bem os ataques do Barcelona e atacou com mais tranquilidade para vencer e garantir vaga na grande final (12 a 06).

“Estou muito contente, pois passamos por momentos complicados e tivemos que remar muito forte para chegar até aqui, pois esta equipe tem muitos méritos e uma personalidade muito forte; trabalhamos muitíssimo ao longo desta temporada. Vamos enfrentar uma grande equipe, um grande desafio para nós; fizemos muitos jogos igualados contra eles e temos que enfrentá-los com muita atenção, além disso, cremos nas nossas possibilidades”, comentou Huertas, que anotou oito pontos e deu sete assistências, em 25min49 de presença em quadra.

E, com as sete assistências distribuídas nesta partida, Marcelinho passou a ser o terceiro jogador com o maior número de passes aos companheiros no playoff da Liga ACB, agora com 321.

Os outros nomes importantes da partida foram Thomas Huertel (16 pontos e 05 assistências) e Victor Claver (14 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Tornike Shengelia (22 pontos e 07 rebotes) e Matt Janning (14 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.

Na decisão, o Kirolbet Baskonia vai encarar o Real Madrid, que já havia garantido classificação ao eliminar o Herbalife Gran Canaria (3 a 0). As datas da série melhor-de-cinco do playoff – final da Liga ACB – 2017/2018 são estas:

 13 de junho (quarta-feira), em Madrid (ESP)
 15 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP)
 17 de junho (domingo), em Vitoria-Gasteiz (ESP)
– 19 de junho (terça-feira), em Vitoria-Gasteiz (ESP) – se necessário
 22 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP) – se necessário

Foto: Divulgação

Comentar