Congresso técnico abre Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

0
17

Foi realizado, no início da noite desta quinta-feira (22), o congresso técnico da I Etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de maratonas aquáticas. Na manhã desta sexta-feira (23), os atletas caem na água do Rio Guaíba, na Ilha do Pavão, sede do Grêmio Náutico União, para abrir o calendário desta temporada.

Cerca de 200 atletas se inscreveram para a disputa do XXIII Campeonato Brasileiro e da V Copa do Brasil. Serão realizadas provas de 10 km (Campeonato Brasileiro), de 5 km (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) e 5 km (Copa do Brasil). Alguns dos principais atletas do país como Viviane Jungblut, Fernando Ponte, Allan do Carmo e Diogo Vilarinho participarão do evento.

Durante o congresso técnico, ficou definido que o evento classificará um atleta – além dos que já fazem parte da seleção brasileira – para participar do Fina Marathon Swim World Series em 2018.

De acordo com o supervisor de maratonas aquáticas da CBDA, Ricardo Ratto, a expectativa é que a temporada 2018 da modalidade no Brasil comece com o pé direito.

“A etapa foi recebida pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos e pelo Grêmio Náutico União de braços abertos. Nós encontramos aqui uma estrutura perfeita para a realização do evento que, na minha opinião, tem tudo para ser um sucesso”, disse.

O presidente de Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, Mauro Quadros, ressaltou a importância do evento que volta a Porto Alegre depois de muitos anos.

“Nós nos empenhamos, junto ao Grêmio Náutico União e à CBDA, para trazer essas competições para Porto Alegre. Nós fazemos isso de coração, pois amamos a modalidade e tenho certeza que fizemos de tudo para proporcionar um grande evento para os atletas e técnicos”, falou.

Segundo o diretor de natação do Grêmio Náutico União, Gustavo Torres, foram semanas de preparação para que tudo estivesse pronto para que o XXIII Campeonato Brasileiro e a V Copa do Brasil fossem realizadas. Agora, é esperar que os atletas desempenhem seus papéis dentro d’água.

“O Grêmio Náutico União está com grande expectativa de receber um evento esse. Estamos realizando um sonho de estar no calendário da maratona aquática novamente e isso só nos deixa bastante felizes”, concluiu.

Nesta sexta-feira (23), será realizada a prova de 10 km do XXIII Campeonato Brasileiro de maratonas aquáticas. A prova está marcada para 8h30, na sede Ilha do Pavão, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Comentar