Conheça Yanka Britto – Atleta de remo do CR Flamengo

0
205

A ligação da família com o judô e o jiu-jitsu não tirou Yanka Britto do caminho do remo. Descobrindo o esporte em 2010, ela percebeu que tinha a vocação para remar através de uma amiga, que a trouxe direto para o Flamengo.

Depois daquele primeiro dia na sede náutica rubro-negra, Yanka não quis mais saber de outra coisa. Um ano depois, estava em um Campeonato Sul-Americano ao lado de uma das melhores. Hoje convocada para o Pan 2019 em Lima, no Peru, a remadora só pensa em uma coisa: a medalha de ouro.

A atleta fala de seu esporte com um sorriso grande no rosto. O brilho nos olhos ao comentar sua trajetória e falar sobre as viagens que fez por causa da carreira só aumenta. Quando cita o Rubro-Negro, o carinho por seu clube formador também fica evidente.

Na série ‘De Olho no Pódio’, o site oficial do Flamengo conta as histórias de alguns dos principais atletas do clube e do Brasil, passando pela vida pessoal, carreira e, claro, o Mais Querido. Conheça um pouco mais daqueles que fazem os esportes olímpicos rubro-negros e brasileiros mais fortes.

Preparação para o Pan-Americano

O objetivo é a medalha de ouro e o foco total é nesse. Não consigo pensar em mais nada além disso. Agora me sinto bastante confiante com o alemão (o técnico Bernhard Stomporowski), com o projeto que temos aqui feito pelo Varriale. Ter o registro de tudo que você está fazendo e poder analisar isso te dá uma segurança. Estou muito focada no Pan e, dependendo do resultado, podem nos levar ao Mundial, quem sabe até classificar um barco para as Olimpíadas.

Rotina diária e dificuldades para se manter em alto rendimento

Acordo 4h30 e venho para cá treinar. São duas a três horas de atividade dependendo se tiver musculação. Depois vou para casa e retorno para o período da tarde. Acredito que abrir mão de momentos com a família é a coisa mais difícil. É claro que você tem que fazer um grande esforço e ter muita determinação, mas acho que isso é o mais duro.

Ficha técnica
Nome: Yanka Britto
Idade: 29 anos
Altura: 1,83m
Naturalidade: Rio de Janeiro
Principais conquistas: Convocação para os Jogos Pan-Americanos (2015 e 2019), campeã em regatas na Espanha, Argentina e França, diversos Campeonatos Brasileiros, quatro medalhas de prata em Sul-Americanos.

Comentar