Equipe Blackout vence a Etapa José Bonifácio do Basquete 3×3 na categoria adulto feminino

0
86

O Clube Escola José Bonifácio, na zona leste da capital paulista, recebeu neste final de semana a terceira etapa do IV Circuito Paulista de Basquete 3×3, com recorde de equipes participantes. Ao todo foram 120 equipes inscritas, divididas nas categorias Sub 15 Misto, Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino, +35 Masculino, Open Masculino, Adulto Feminino e Elite Masculino.

A terceira etapa foi muito importante para a competição, já que era a última chance que as equipes tinham para se classificarem para a etapa final, dias 28 e 29 de julho, no Parque da Juventude. As outras duas etapas aconteceram no Parque CERET, em São Paulo, e no Emissário de Santos.

Os campeões das categorias de cada uma das três primeiras etapas garantiram vaga para a grande final no Parque da Juventude, com exceção da categoria Elite, que se classifica para a final através da Liga ANB3x3, já em andamento (a etapa deste final de semana do Circuito Paulista será válida pela nona etapa da Liga ANB3x3).

No adulto feminino, a Equipe Blackout venceu a equipe Canal Checkball por 13 a 11 e ficou com o título da Etapa José Bonifácio e a atleta Camila Costa falou do trabalho da equipe Blackout.

“A nossa  equipe é nova, foi montada pela capitã Carol Imoniana é uma excelente pessoa, muito esforçada e que busca sempre o melhor para a equipe. A gente vem evoluindo bastante e o entrosamento está aparecendo e naturalmente o time  vem mostrando um amadurecendo ao longo dos torneios. Temos muito que evoluir ainda, mas estamos no caminho certo”, falou Camila Costa.

Atleta e educadora física, Camila Costa comenta a importância da conquista.

“Com certeza essa conquista teve um gostinho especial. Foi à primeira da nossa equipe e sem dúvida muito importante para cada uma, que vem se esforçando e se dedicando sempre para estar entre as melhores. O torneio foi muito bom, muito organizado, equipes equilibradas, com grandes jogadoras, jogos bem disputados. Foi emocionante. Espero poder ajudar a minha equipe a chegar cada vez mais longe”, finalizou.

A equipe Blackout foi formada por Camila Costa, Carol Imoniana, Nete Sousa e Flávia Luiza.

O Basquete 3×3 está se tornando uma peça-chave para o desenvolvimento do basquete em geral. Uma das principais forças do 3×3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens de pano de fundo. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

A estreia do 3×3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012 foi lançado o FIBA 3×3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro.

Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020.

Comentar