Região Metropolitana de Sorocaba marca presença na Liga NESCAU 2018

0
65

Classificada como uma das maiores competições estudantis do Brasil, a LIGA NESCAU Jovem Pan recebe mais de sete mil alunos/atletas de 300 instituições de ensino do estado de São Paulo. O interior também participa. A Região Metropolitana de Sorocaba está representada pela Associação Veleiros de Ibiúna, que inscreveu 28 alunos/atletas para a disputa que segue até o final de novembro. As finais serão dias 24 e 25, no Pacaembu.

A LIGA NESCAU oferece modalidades coletivas e individuais para crianças de jovens entre dez e 16 anos. A Associação Veleiros participa da competição com equipes femininas de vôlei. A presença de times como de Ibiúna comprova o aumento da participação feminina na competição estudantil. Em 2018, pela primeira vez, o número de meninas ultrapassa o de meninos. São 51% de participação feminina e 49% masculina, enquanto no ano passado, a proporção era de 54% a 46% em favor dos garotos.

A Liga NESCAU também é a única competição brasileira a incluir portadores de deficiência entre as promovidas pela inciativa privada. Com isso, cria uma ação inédita ao unir esporte e paradesporto. São seis esportes adaptados: atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô. Em conjunto ao esportes paralímpicos, oferece nove modalidades convencionais: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô.

Comentar