Utilidade Pública: A necessidade de Entidades de Breaking no Brasil

0
41

O Breaking no Brasil tem aproximadamente 6000 praticantes entre B.Boys e B.Girls profissionais, não aparece nesses dados as faixa etária de 06 até 15 e nem a de 30 até 45 anos. Há uma necessidade urgente para construção de locais apropriados para a prática da dança, é a cultura mais atemporal do nosso século, onde hoje ela se torna Esporte Olímpico.

Mas falta uma organização dos próprios praticantes de Breaking para se mobilizar para conquista de espaços, criar leis de incetivo e programas específicos. Nem sempre os políticos, estão cientes da necessidade e situação dos praticantes. E, para que haja esse diálogo, uma entidade (associação, federação ou confederação) é indispensável.

Para entender um pouco como funciona e incentivar os dançarinos a se organizarem, vou deixar umas perguntas com respostas dos estudos que tenho feito desde 2017.

Vou tentar explicar alguns fundamentos básicos, e como podemos nos organizar com atletas e dançarinos daqui pra frente. (Obs: esse é um estudo e pesquisa individual dentro de eventos e viagens dentro da America latina, é muito pessoal que quiser colaborar com construção e não desconstrução fique a vontade)

QUAL A NECESSIDADE DAS ENTIDADES DE BREAKING
As entidades de Breaking são a forma dos B.Boys e B.Girls estarem organizados para ganharem maior representatividade perante o poder público e sociedade como um todo, a fim de alcançar objetivos pré-definidos, como realização de eventos, construção de lugares adequados para a prática do Brekaing e até benefícios públicos, como os programas Bolsa Atleta.

COMO SE FUNDA UMA ASSOCIAÇÃO DE BREAKING NO BRASIL?
Para fundar uma associação é necessária existir pelo menos 20 pessoas maiores de 18 anos interessadas e presentes numa reunião chamada de Assembléia de fundação, elaborando um Estatuto de acordo com as normas do atual Código Civil Brasileiro, também uma ata de fundação, mais a designação de uma presidência e diretoria posteriormente registrando tanto o Estatuto quanto a ata de fundação num cartório de títulos e documentos como também na Receita Federal, INSS, Receita Estadual e Prefeitura Municipal.

NO BRASIL, QUAIS ESTADOS TÊM FEDERAÇÕES DE BREAKING? 
Existem até o momento em meu conhecimento apenas a FSPB – Federação Paulista de Breaking com a fundação em 2017.
Presidente: Guiga de Aço

EXISTE ALGUMA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BREAKING?
Confirmo que existe sim a CBRB – Confederação Brasileira de Breaking fundada com data de 2019.
Presidente: Rooneyoyo O Guardiao II Rooneyoyo O Guardiao

QUEM É A CNNDS? QUAL O SEU PAPEL COM O BREAKING?
Atualmente a CNDDS – Conselho Nacional de Dança Desportiva e Salão, ela é a entidade que representa o Breaking no Território Nacional por ser a única entidade de dança em 2017 estar apta nos padrões do COI. 
Presidente: William Miyashiro

COMO É O PROCESSO DE FILIAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES NA CBRB E NA CNDDS? 
Vou explicar como acontece em outras Confederações, isso não será uma regra, mais vamos aguardar o posicionamento das entidades responsáveis, em um processo como em outras modalidades para filiar-se às, seria preciso a entidade enviar uma carta formal oficializando o pedido de filiação juntamente com a ata de fundação, ata de eleição da atual presidência, atas das duas últimas assembleias gerais ordinárias, certidões negativas na Receita Federal, INSS e FGTS mais cópia do cartão de CNPJ.

Já nas federações e associações, cada um tem processo particular de filiação, isto é, muda-se o modo de entidade para entidade.

SEM UMA ASSOCIAÇÃO É POSSÍVEL CONSEGUIR ALGUM APOIO?
Sim, apesar que a representatividade pode ser questionada pelas autoridades e vai depender muito da boa vontade do poder público.

Você e sua Crew pode pedir agenda com Secretários, Coordenadores, Vereadores e outras autoridades do Poder Público.

A CONFEDERAÇÃO E CONSELHO PODE AJUDAR QUANDO UMA ASSOCIAÇÃO OU FEDERAÇÃO ESTIVER COM DIFICULDADE DE SER RECEBIDA PELOS ÓRGÃOS PÚBLICOS?
Sim, independente de ser uma entidade filiada ou às associações ou federações filiadas, elas como entidades responsáveis terão a obrigação de prestar esse serviço para os atletas e praticantes da modalidade com consultoria ou assessoria em vários casos destes.

UM DOS MAIORES PROBLEMAS GERADOS PELA FALTA DE ENTIDADES DE BREAKING NO PAÍS É A DEFICIÊNCIA EM ASSESSORAR PEDIDOS DE APOIO PARA QUE OS DANÇARINOS REPRESENTEM O BRASIL EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. O QUE FAZER DIANTE DISSO?
Se num município não existe uma associação de Breaking ou no Estado não há uma federação de Breaking, precisam em primeiro lugar, formar uma comissão composta por B;Boys e B.Girls influentes na cidade, agendar uma reunião e estabelecer uma conversa amigável com o poder público responsável para que consigam de uma forma fazer uma contratação, um apoio ou co-patrocínio para que possam viajar.

Caso isto não funcione elaborem um projeto apresentando todo o processo até a participação e convite do evento e o que seria de beneficio para sua cidade, entre em contato com a imprensa local para divulgar o convite e entre outras campanhas para que tudo seja bem disseminado.

Esse é um texto de utilidade pública. Nenhuma das entidades e representantes legais foram citados de forma que desabone suas representatividades.

#COMPARTILHEM

Comentar