Valdilene dos Santos e Ederson Vilela comentam convocação para Mundial de Meia-Maratona

0
40

No dia 29 de março, a cidade de Gdynia, na Polônia recebe o Campeonato Mundial de Meia-Maratona. A Seleção Brasileira será representada por cinco atletas, sendo quatro de clubes filiados a Federação Paulista de Atletismo (FPA). Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) no masculino, Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino. Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento) completa a lista.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a convocação atendeu aos critérios do índice mínimo estabelecido pela CBAt, até o máximo de três atletas por gênero. Sendo que, no feminino, somente duas conseguiram o índice, entre elas, Valdilene dos Santos Silva.

“Já participei de um Mundial de Meia Maratona, e foi uma experiência incrível. Esse ano tem Olimpíada e estar presente nesse Mundial me ajuda a somar pontos para o Ranking Olímpico e brigar por uma vaga, será uma ótima oportunidade de fazer PB”, falou Valdilene.

Ciente das dificuldades, o paulista Ederson conquistou ouro nos 10.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, com 28:27.47 e tem seu melhor tempo na meia maratona com a marca de 1:03:47, obtido em 2018, em Buenos Aires na Argentina.

A expectativa é ir para o Mundial e melhorar a marca pessoal, meu 1:03:47. Estou ciente das dificuldade, por conta dos africanos que sempre chegam forte nas competições. Mas, também tentar uma boa colocação e fazer com que o Brasil tenha um bom desempenho, no masculino ainda terá o Daniel do Nascimento (ABDA) e o Gilmar Silvestre”, explicou.

Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, o embarque dos atletas para o Campeonato Mundial de Meia-Maratona será no dia 25 de março.

Comentar