Amandinha é um dos destaques de Santa Catarina no JUBs

0
11

Com um contingente de 178 pessoas (141 atletas, 26 técnicos e 11 oficiais), a delegação de Santa Catarina embarcou nesta segunda-feira, 21, para Salvador (BA), para participar da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição reunirá até dia 28 cerca de 2.500 universitários de todos os 26 estados mais o Distrito Federal.

Já nesta segunda, a partir das 19h, aconteceu a cerimônia de abertura no ginásio do Centro Pan-americano de judô. As disputas começam nesta terça-feira, 22.

Uma das estrelas do Time SC é Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, que disputará a competição com o time campeão mundial Leoas da Serra pela Uniplac, de Lages.

A competição será organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a delegação de Santa Catarina será gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

Estarão nas disputas as modalidades de basquete, basquete 3×3, caratê, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, jogos eletrônicos, judô e trabalho acadêmico. Segundo o presidente da FCDU Manoel Rebelo a expectativa é superar a performance dos catarinenses de 2018. “Ano passado conquistamos 56 medalhas, sendo 24 de ouro, 10 de prata e 22 de bronze e nesta edição da Bahia temos todas as condições de superar esta marca”, atesta o dirigente.

Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, gerenciar a delegação catarinense nos JUBs, juntamente com a FCDU, era um desejo desde o início de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano.

“Quando assumimos a Fesporte nosso objetivo era apoiar e fortalecer o esporte escolar e universitário. E estamos conseguindo. Já estamos em fase final de elaboração de anteprojetos de lei que beneficiam este setor com bolsa atleta, por exemplo. Acreditamos que a junção esporte e educação são meios para a construção de campeões e cidadãos”, enfatiza Godinho.

Comentar