Com um show da equipe masculina de ginástica artística e o surgimento de uma revelação do boxe vinda de Manaus, o Time Brasil encerrou mais um dia dos II Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago 2017 com muitas medalhas. No total, foram mais 15 conquistas, totalizando 68 até o momento. Além da ginástica artística e do boxe, outras duas modalidades subiram ao pódio neste quinto dia de evento: natação e tênis.
Com destaque para Diogo Soares, medalha de ouro no individual geral, o conjunto brasileiro subiu no topo do pódio continental nesta quarta. A prata ficou com a Argentina e o bronze com a Venezuela.
O boxe brasileiro viu surgir um novo talento para a modalidade. De Manaus para Santiago, agora com a medalha de ouro no peito, Iury Kauan, da categoria até 63kg, é um nome para se guardar nesta edição dos Jogos.
A natação alcançou mais nove finais e colocou outras sete medalhas no peito.
O tênis brasileiro conquistou duas medalhas nesta quarta. Na dupla masculina, Mateus Alves e Thiago Wild foram prata após derrota para os argentinos Baez e Descarrega por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5). Já Nalanda Teixeira e Marina Figueiredo foram bronze ao derrotarem a dupla venezuelana Vazques e Vergara por duplo 6/4. Nesta quinta, Thiago Wild joga a final do torneio de simples contra o argentino Sebastian Baez. Mateus Alves e Marina Figueiredo também jogam, pelo bronze.
Ouro
Boxe: Iury Kauan (até 63kg)
Ginástica artística
Equipe masculina
Lucas Souza
Diogo Soares
Mateus Neves
Murilo Pontedura
Patrick Sampaio
Diogo Soares – individual geral
Natação
Camila Lins – 200m medley
Pedro Mota – 100m costas
Revezamento 4x100m medley feminino
Fernanda de Goeij
Ana Carolina Vieira
Maria Luiza Pessanha
Rafaela Trevisan
Prata
Ginástica artística
Murilo Pontedura – individual geral
Natação
Murilo Sertin – 400m livre
Maria Eduarda Sumida – 200m medley
Tênis
Mateus Alves e Thiago Wild – duplas
Bronze
Boxe
Laion Martinelli (até 52kg)
Rafael Bender (até 48kg)
Natação
Beatriz Zoppei – 50m borboleta
Thiago de Oliveira – 400m livre
Tênis
Manina Figueiredo e Nalanda Teixeira – duplas