Mais uma Copa do Mundo se inicia e a esperança pelo sonho do hexacampeonato se renova. Mas quais são os jogadores mais conhecidos pela torcida brasileira? A pesquisa CelebScore do IBOPE Repucom, especializada em avaliação de celebridades, revela o nível de conhecimento da população quanto aos jogadores e o técnico da seleção brasileira.
Considerando somente os jogadores que compõem a atual seleção no atributo awareness (nível de conhecimento), os mais populares são: Neymar (97,3%), Thiago Silva (76%), Marcelo (72,5%), Gabriel Jesus (70,7%) e Willian (57,6%). Destaque para os quatro primeiros que ultrapassam os 70% em nível de conhecimento.
O técnico Tite obteve um resultado expressivo, sendo conhecido por quase 89% dos entrevistados e, entre todos os membros da seleção brasileira, fica atrás apenas de Neymar. O lateral Daniel Alves, que ficou fora do grupo devido a uma lesão uma semana antes da convocação, também foi muito bem avaliado, o jogador obteve 82% de conhecimento e figurou no TOP 3 entre todas as celebridades esportivas avaliados nesta onda da pesquisa, atrás apenas de Neymar e o técnico Tite.
Abaixo a tabela com o ranking entre todos os membros da seleção avaliados na pesquisa:
“Os jogadores da seleção desde sempre habitam o imaginário e admiração dos torcedores brasileiros e, além de suas performances em campo, também despertam enorme aspiração por serem influentes em ditar modismos e comportamentos. Neste contexto, as pesquisas especializadas em avaliação de atributos dos atletas permitem que os patrocinadores explorem com eficiência os valores nobres dos atletas, assim como suas forças e potenciais, conectando marcas e torcedores consumidores”, comenta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.
A pesquisa online entrevistou 2 mil pessoas e representa um universo de mais de 80 milhões de internautas com 16 anos ou mais nas cinco regiões do país. Foram avaliados além do nível de conhecimento, fatores como nível de interesse pela celebridade e mais 25 atributos específicos entre Saúde e Beleza, Estilo de Vida, Comportamento e Influência. Também foi investigado o nível de afinidade de cada personalidade com dezenas de segmentos de mercado com alto uso de celebridades em suas campanhas como bebidas, bancos, automotivo, operadoras de celular e de TV entre outros.
Fonte: IBOPE Repucom – CelebScore – Junho 2018