A Federação Internacional de Basketball (FIBA) emitiu, na tarde deste domingo (16 de setembro), um comunicado oficial sobre o cancelamento do jogo entre Brasil e Ilhas Virgens, válido pela janela inicial da segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo da China 2019. A entidade máxima do basquete relatou que a delegação das Ilhas Virgens enfrentou problemas na conexão e não conseguiu embarcar para Goiânia (GO), local da partida.
“Lamentamos profundamente o ocorrido, pois havíamos preparado tudo para que este jogo acontecesse da melhor maneira, com um grande investimento. Teríamos um número excelente de torcedores e seria uma festa muito bonita, sem falar nos fãs espalhados pelo País, que acompanhariam a transmissão pela televisão, mas fomos surpreendidos com esse problema enfrentado pelo nosso adversário e temos que acatar”, comentou Guy Peixoto Jr, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A FIBA, neste mesmo comunicado, confirmou que o Brasil será declarado o vencedor da partida pelo placar de 20 a 0, configurando o WO (ausência de adversário), conforme o regulamento das Eliminatórias.
“Tentamos auxiliar a delegação das Ilhas Virgens de diversas formas, mas ainda assim eles não conseguiram resolver os problemas de logística para seguir viagem ao Brasil. É muito triste a não realização de jogo, mas as equipes tinham ciência da tabela com enorme antecedência e tempo hábil para cuidar de todos os trâmites para os deslocamentos”, acrescentou Carlos Fontenelle, secretário-geral da CBB.