Hoje vamos falar do treino de mobilidade. De acordo com a OMS, antes mesmo da pandemia, 47% da população brasileira não praticava o mínimo de exercícios físicos para manter o corpo saudável; o que corresponderia a 150 minutos de atividade por semana.
Vivemos em um mundo em que a tecnologia nos induz ao sedentarismo e isso repercute negativamente em nossa saúde, trazendo doenças e estresse constante. E, com o isolamento social, muitas pessoas reduziram ou interromperam de vez suas atividades físicas.
O movimento é a chave para uma vida mais longa e livre de dores…nascemos para o movimento.
Dentre os muitos benefícios do treino de mobilidade podemos citar a melhora da funcionalidade músculo-esquelética, da função dos órgãos internos e da simbiose entre músculos e ossos. Quem observa um “flow” – como também podemos chamar esse tipo de treino, usado até mesmo como forma de aquecimento – pode literalmente ver a conexão entre corpo, alma e espírito. Tudo integrado e harmonioso.
Cócoras
Ficar de cócoras é uma postura de descanso que recupera a mobilidade perdida e, como se opõe à hiperlordose, ainda é uma maneira de relaxar a região lombar.
Alonga desde a nuca até a sola dos pés. Alivia a pressão dos joelhos. Melhora a dorsiflexão do tornozelo, tornando sua corrida e caminhada mais eficiente. Além disso, melhora a mecânica intestinal e evita doenças do cólon
Cow-cat
Este exercício não só melhora a postura e flexibilidade, como também alivia sintomas de dor lombar e ciática. A transição suave de uma postura para a outra aquece o corpo e traz mobilidade para a coluna.
Quando esses movimentos são coordenados à respiração, há um alívio do estresse, desenvolvimento da consciência corporal e equilíbrio global. Alonga-se suavemente as costas como um todo, estimulando e fortalecendo os órgãos abdominais, uma vez que a musculatura do abdome é mantida em contração para execução do movimento.
Auxilia no alongamento da porção ântero-superior do tronco, trazendo a coluna para um alinhamento correto, evitando dores nas costas quando realizada regularmente.
3 dicas para começar a prática de atividade física:
– Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
– Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
– Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
Bacharelado e Licenciatura Educação Física, Lucas Teixeira também é Pós graduado em Fisiologia e Treinamento Aplicados à Atividades, na instituição Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO. Atualmente é sócio-proprietário no Centro Treinamento ON TRACK -Boot Camp Movement Coach – ON TRACK