As meninas da UNIP estrearam ontem (23) na FISU AMERICA GAMES que ocorre no Centro Paralímpico uma vitória tranquila contra Colômbia, com parciais de (25×18, 25×17 e 25×09), em um jogo onde o Brasil se destacou em todos os fundamentos, conseguindo jogar com facilidade.
Experiente, o treinador Ferrnando Gomes está no comando do time feminino da UNIP há 8 anos e acumula títulos como ouro na FUPE (Federação Paulista Universitária de Esportes) e por seis vezes conquistou o título no JUBS (Jogos Universitários Brasileiros).
“Nossas atletas têm boa experiência no cenário nacional, mas são jovens. A média de idade é 21 anos para um campeonato que permite atletas até 25 anos então sempre gera uma expectativa grande em relação a estreia. O ponto forte foi a defesa. Defendemos e conseguimos pontuar nos contra-ataques. ”
Em comparação ao JUBS, traçou um paralelo. “O nível é mais forte que o JUBS. Algumas atletas da Argentina participaram da última Universíade. Os Eua e o Canadá têm seleções altas e no JUBS as equipes são mais baixas. É um campeonato de dimensões maiores que o Jubs. É a primeira vez que realizam o Pan e acredito que tem tudo para dar certo. E acredito que cada vez mais a tendência é de aumentar o nível técnico”, finalizou.
Para a capitã do time Dalila Araujo Prado de 25 anos, que cursa Farmácia, e tem um currículo exemplar dentro do time da UNIP sendo campeã no JUBS nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2017 e na FUPE nos anos de 2014, 2016, 2017 e 2018, as colombianas não sentiram a pressão ao enfrentar o Brasil, mas citou o respeito pela história brasileira no voleibol mundial
“Eu acredito que elas respeitam bastante o time do Brasil, por ter um peso muito grande no voleibol mundial, mas jogaram com alegria e muita garra”, concluiu.