Campeonato Brasileiro Sênior definirá primeiras vagas para a Seleção Principal de 2019

0
11

O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), receberá nos dias 09 e 10 de outubro judocas de 26 seleções estaduais em busca do título do Campeonato Brasileiro Sênior 2018. A competição distribui os últimos 180 pontos no Ranking Nacional da CBJ e os líderes de cada categoria, ao final do evento, garantirão uma vaga na seleção principal para defender o Brasil em 2019. As finais de todos os pesos serão na quarta-feira, 10, e terão transmissão ao vivo pelos canais ESPN e Sportv, a partir das 12h (horário de Brasília).

A competição promete ser de alto nível técnico, contando com a participação de 315 atletas de todo o país, entre eles judocas que disputaram na última semana o Campeonato Mundial de Baku, como Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) , Jéssica Pereira (52kg), Gabriela Chibana (48kg), Tamires Crude (57kg), Ellen Santana (70kg), Victor Penalber (81kg) e David Lima (73kg).

E a briga pelos pontos que garantirão a liderança no Ranking Nacional reserva ainda um tempero especial ao Brasileiro. Até o momento, os judocas que lideram as categorias olímpicas são estes: Ítalo Carvalho (60kg/MA), Diego Santos (66kg/BA), Alex Pombo (73kg/RS), Guilherme Schimidt (81kg/DF), Eduardo Bettoni (90kg/MG), Renan Nunes (100kg/RS) e Jonas Inocêncio (+100kg/SP), no masculino; Gabriela Chibana (48kg/SP), Eleudis Valentim (52kg/SP), Tamires Crude (57kg/RJ), Alexia Castilhos (63kg/RS), Bárbara Timo (70kg/SP), Camila Ponce (78kg/MS) e Beatriz Souza (+78kg/SP), no feminino. Para esses atletas, o título nacional significará também o passaporte para vestir o judogi da seleção no ano que vem.

O campeão brasileiro soma 180 pontos; o vice, 125; e os terceiros colocados ficam com 100 pontos. A 4ª colocação dá 80 pontos; a 5ª, 60; os sétimos garantem 45 pontos e só de participação são 15 pontos.

“Estamos trabalhando duro para realizar mais um grande evento nacional, de alto nível técnico, valendo vaga na seleção principal e com a participação de alguns dos principais nomes do judô brasileiro na atualidade. Além disso, com as finais sendo transmitidas ao vivo pelo SporTV e ESPN os fãs do judô por todo o Brasil terão a oportunidade de ver seus ídolos e torcer pelos representantes de seus estados na briga pelo título nacional. Para quem já ama o judô e para aqueles que querem conhecer melhor a modalidade mais vitoriosa do Brasil em Jogos Olímpicos esse Brasileiro será uma ótima oportunidade”, projeta Matheus Theotônio, gestor de Eventos Nacionais da CBJ.

Comentar