A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) definiu a Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será realizado dia 8 de março, em Lima, Peru. Foram chamados 24 atletas – 12 no feminino e 12 no masculino, com base nos resultados da Copa Brasil Caixa, disputada no dia 16 de fevereiro, num circuito montado na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.
Dos qualificados, apenas Érica Rocha de Sena, campeã dos 20 km, pediu dispensa em função de sua programação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Em seu lugar foi chamada Daniela Maria Sales de Oliveira (CASO-DF), quarta colocada na prova pernambucana.
Com tempo de 4:22:46, Viviane Santana Lyra lidera o ranking brasileiro nos 50 km adulto, marca obtida em Lima, no Peru. Com a vaga garantida, Viviane está otimista para o Sul-Americano e ainda contará com a presença do treinador e marido Luís Paulo Porto, que também fará parte da comissão
“Após ter conquistado minha vaga para disputar os 50 km na Copa Sul-Americana de Marcha Atlética, em Lima, sigo os treinamentos no Rio de Janeiro, contando com a estrutura do Cda (aeronáutica) e COB na minha preparação sob a orientação do meu treinador e marido Luís Paulo Porto, o qual estará também integrando a seleção como parte da comissão técnica de treinadores, o que aumenta ainda mais minhas expectativas para esta prova. Sabemos que uma prova de 50 km exige muita atenção em vários aspectos e ter seu treinador por perto com certeza é um diferencial imenso para que tudo saia conforme planejado”, explicou Viviane.
Os convocados:
Feminino
50 km – adulto
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC)
Paula Raissa Silva (Sport Club de Recife-PE)
20 km – adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
Daniela Maria de Oliveira (CASO-DF)
10 km – Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
5 Km – Sub-18
Thaliane Janaína da Cruz (PM Colombo-PR)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)
Masculino
50 km – adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)
Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN)
20 km – Adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (IEMA-SP)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)
10 Km sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)
Rubens Dantas de Barros (CASO-DF)
10 km Sub-18
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Paulo Kennedy dos Santos (AMDM-CE)
Edson Erico Alves de Aguiar (Atletas com Futuro-PE)