Dedicação, empenho e vontade de vencer são apenas alguns adjetivos que podem definir o fundista Samuel Santana de 17 anos.
O atleta é uma das promessas da base do Atletismo Paulista e brasileiro possuindo marcas incríveis e títulos.
O jovem começou sua carreira no Atletismo em 2010 por conta do incentivo do pai e a inspiração em seu ídolo, o fundista etíope Kenenisa Bekele, campeão olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008.
Samuel passou pelo clube São Caetano na categoria sub-16 conquistando a medalha de prata nos 1.000m com obstáculos.
Posteriormente o atleta se transferiu para a equipe de Atletismo de Tupã (Casa do Garoto) conquistando a terceira colocação no Brasileiro sub-18 em 2020 e 2021 e títulos no Campeonato Paulista sub-18 e sub-20 em 2022.
Além disso, também conquistou o Campeonato Brasileiro de Cross Country em 2021.
Treinamento no Quênia
Para explorar ainda mais seu potencial, o jovem fundista treina no Quênia e revelou que a principal diferença de treinar em solo africano é a altitude que favorece muito o desempenho, além do treino em grupo.
O atleta salientou que no Brasil ele sempre realizou o treinamento sozinho e por isso treinar na África faz uma boa diferença.
Fenômeno: 3 ouros no Campeonato Paulista Sub-18
Questionado sobre o desempenho no Campeonato Paulista Sub-18 de 2022, Samuel disse que saiu muito satisfeito da competição.
O fundista conseguiu três medalhas de ouro na competição subindo ao lugar mais alto do pódio nos 2.000m com obstáculos, 1.500m rasos e 3.000m.
Além dos ótimos resultados, o atleta levou o título de melhor atleta masculino da competição sub-18.
O jovem também revelou que pretende ser campeão brasileiro sub-18 e manter o ranking nacional para garantir vaga no sul-americano.
Importância da família
Samuel revelou que a família é a base de tudo e está sempre apoiando ele no dia-a-dia e nas competições para que ele consiga extrair o melhor de si.
Próximos passos no Atletismo
O Campeão Paulista sub-18 falou que o principal objetivo é a preparação que começa no mês de setembro buscando o índice para o Mundial sub-20 nos 5.000m com obstáculos e 1.500m em 2023.
O atleta finalizou o bate papo com a FPA afirmando que sonha disputar uma Olimpíada representando o atletismo brasileiro.