A seleção brasileira feminina de rugby XV conheceu nesta quinta-feira, 17, suas adversárias na próxima edição da Copa do Mundo, que ocorre entre os dias 22 de agosto e 27 de setembro de 2025, na Inglaterra.
O sorteio colocou as Yaras no Grupo D, ao lado de África do Sul, França e Itália, nesta que será a primeira edição com 16 países e um representante sul-americano.
“Os cabeças-de-chave são muito parelhos, e a França é uma das seleções mais fortes da competição. Já a Itália tem um time rápido e que nos forçará a jogar em uma velocidade maior. E a África do Sul tem um estilo de jogo agressivo, vertical e físico, com atletas muito forte. Será uma experiência inédita e muito boa para as Yaras”, analisou o treinador do Brasil, o uruguaio Emiliano Caffera.
Apesar de não contar com nenhuma seleção campeã mundial em seu grupo, as Yaras conhecem bem o poderio das rivais. A França já terminou sete vezes em 3º lugar, incluindo na edição mais recente da Copa do Mundo.
Já a Itália vem da 5ª colocação, também em 2022, e a África do Sul ficou duas vezes em 10º lugar. O Brasil, por sua vez, conquistou a inédita vaga na competição em junho deste ano, após derrotar a Colômbia nas eliminatórias sul-americanas.
Com as 16 seleções divididas em quatro grupos, a Copa do Mundo tem regulamento simples: os dois melhores países de cada chave avançam às quartas de final e, em seguida, os confrontos mata-mata definem o campeão.
As datas e os locais das partidas das Yaras serão definidos na próxima semana, em novo sorteio promovido pela World Rugby.