Eduarda Rosa mantém tradição do judô e conquista medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude

0
65

A judoca Eduarda Rosa conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 nesta terça-feira, dia 9. A gaúcha, de 17 anos, derrotou a equatoriana Edith Ortiz na disputa pela medalha na categoria meio-pesado (-78kg). A medalha de ouro foi para a alemã Raffaela Igl e a prata para a lutadora do Cazaquistão Margarita Gritsenko.

Com o resultado, o judô brasileiro mantém a tradição de pódios na competição juvenil, criada em 2010. Na primeira edição dos Jogos, em Cingapura, Flavia Gomes foi prata. Quatro anos depois, Layana Colman ficou com a medalha de ouro em Nanquim, na China.

A tradição de 100% de aproveitamento do judô em Jogos Olímpicos da Juventude foi exaltada pela jovem Eduarda, que começou a praticar a modalidade por influência do pai. “Isso mostra que o trabalho está sendo muito bem feito pela confederação”, ressaltou a atleta do Grêmio Náutico União, que revelou ter recebido conselhos da campeã da última edição da competição, Layana Colman, sobre como manter o foco. “Antes de vir para Buenos Aires eu conversei bastante com a Layana e ela me passou muitas dicas que me ajudaram bastante. Ela me falou sobre o evento, sobre a parte técnica do judô e sobre tudo que ela passou para conquistar a medlaha”, completou.

Em Buenos Aires, Eduarda estreou direto nas quartas de final vencendo a dominicana Omaria Ramirez, mas perdeu para a alemã Raffaela Igl na semi. As duas já tinham se enfrentado quatro vezes em outras ocasiões, com duas vitórias para cada uma. Na disputa do bronze, Eduarda começou perdendo após sofrer duas punições. Faltando poucos segundos para o fim do combate, a equatoriana Edith Ortiz aplicou um golpe irregular, que assegurou o bronze para a brasileira.

“O principal da disputa do bronze é lidar com a derrota, sabendo que você tem que buscar uma vitória. É muito difícil organizar isso na cabeça, mas felizmente eu consegui fazer isso bem”, afirmou a medalhista de bronze.

O Time Brasil já tem mais uma medalha garantida nos Jogos Olímpicos da Juventude. Sandy Macedo, do taekwondo, disputa, às 19h desta terça-feira, dia 9, a semifinal da categoria até 55kg contra a marroquina Safia Salih. Se vencer o combate, Sandy disputa a medalha de ouro. Se perder, fica com o bronze. A natação também tem boas chances de alcançar o segundo pódio na competição, desta vez no revezamento 4x100m livre masculino, em prova que será realizada, às 19h18. A modalidade ficou com a prata no domingo no revezamento 4x100m livre misto.

Comentar