Fernando Schefer alcança índice e bate recorde no Troféu José Finkel

0
12

Fernando Scheffer foi o grande destaque deste primeiro dia de Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2021.  Ele não só obteve o índice para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, como estabeleceu o novo recorde de competição nos 400m livre. O Troféu José Finkel, que é realizado na ABDA, em Bauru, é seletiva para o Mundial de Abu Dhabi.

Veja os resultados de hoje 

Um dos grandes destaques da competição, Fernando Scheffer, medalhista olímpico nos 200m livre em Tóquio, começou o Troféu José Finkel com tudo. Com 3m40s63, ele estabeleceu o novo recorde de campeonato, além de estabelecer índice para a disputa do Campeonato Mundial! Guilherme Costa, com 3m42s16, também nadou para o índice da prova.

“A gente vem prolongando o polimento já faz um tempo. Trazer esse trabalho para a curta também é importante. Feliz com a minha fase, em estar nadando rápido”, disse Fernando Scheffer.

Gabrielle Roncatto e Nathalia Almeida foram as primeiras a obter o índice. A dupla, que disputou os Jogos Olímpicos no revezamento 4x200m livre, alcançou o índice com 4m04s35 e 4m04s66, respectivamente. Maria Paula Heitman completou o pódio com 4m07s50.

“É uma parceria muito boa que a gente tem. Treinamos juntas, com o Fernando Possenti, no Rio, e isso tem nos feito muito bem. Na Seletiva, nos Jogos Olímpicos e, agora aqui também no Finkel”, analisou Gabrielle Roncatto.

Também olímpica, Giovanna Diamante foi mais uma atleta a obter o índice de participação no Campeonato Mundial de Natação. Com 57s60 nos 100m borboleta, ela marcou seu nome na disputa por uma vaga na competição.

“Esperava um tempo ainda melhor. Consegui bater o índice já nas eliminatórias e na final novamente. Estou muito feliz com os tempos, ainda mais voltando de uma viagem longa e cansativa de volta para o Brasil nos últimos dias”, falou.

Na versão masculina da prova, Vinicius Lanza e Leonardo Santos também nadaram para o índice. O nadador do Minas Tênis Clube foi o campeão com 50s42 e o do Pinheiros nadou para 50s53. Victor Baganha completou o pódio.

Nos 100m peito masculino, mais dois atletas olímpicos nadando para o índice. Felipe Lima, com 56s60, e Felipe Lima, com 57s04, atingiram a marca necessária para ir ao Mundial de piscina curta.

Ao todo, serão 20 vagas distribuídas para o Campeonato Mundial de Natação (25m). As vagas serão definidas de acordo com as marcas obtidas pelos atletas em relação ao resultado da mesma prova no Mundial de 2018, em Hangzhou, na China. Portanto, apenas ao fim da competição serão definidos os nomes que irão para Abu Dhabi.

A competição segue nesta quarta-feira (11), com eliminatórias às 9h30 e finais às 17h30. A TV CBDA (tvcbda.tvnsports.com.br) transmite todas as etapas com narração de Guilherme Maia, comentários de Ricardo Prado e reportagem de Estella Gomes.

Atletas com índice até o momento

Gabrielle Roncatto – 400m livre
Nathalia Almeida – 400m livre
Fernando Scheffer – 400m livre
Guilherme Costa – 400m livre
Giovanna Diamante – 100m borboleta
Vinicius Lanza – 100m borboleta
Leonardo Santos – 100m borboleta
Felipe Lima – 100m peito
Caio Pumputis – 100m peito

Comentar