O judô brasileiro fechou sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com mais uma medalha.
Neste domingo, terceiro e último dia de competição, Giovani Ferreira, o “Pezão”, venceu Nurbek Murtozoev, do Uzbequistão, na disputa por um dos bronzes do peso médio masculino (90kg) e assegurou a segunda medalha brasileira no evento. Na sexta, Shirlen Nascimento (57kg) também foi medalhista de bronze.
Pezão começou o dia com vitória por ippon sobre Chartony Ilumbe, nas oitavas-de-final, e fez um combate equilibrado com Murad Fatiyev, do Azerbaijão, nas quartas-de-final, levando a pior nas punições (3 a 2).
Na repescagem, o brasileiro venceu Umedjon Rajabov, do Tadjiquistão, que foi desclassificado por um movimento irregular na perna de apoio do brasileiro.
Na disputa pelo bronze, Giovani dominou todas as ações do combate e conseguiu projetar Murtozoev com uma potente técnica de braços (seoi-nage) e marcou o waza-ari no golden score para conquistar sua segunda medalha de bronze em Grand Slam. Ele já tinha um bronze no Grand Slam de Tashkent, de 2023.
Os pesados Tiago Palmini e Juscelino Nascimento Jr também lutaram neste domingo. Palmini venceu o primeiro combate por ippon sobre o francês Tieman Diaby, mas caiu no waza-ari do holandês Jelle Snippe, nas oitavas-de-final. Juscelino parou no russo Valerii Endoviitskiy, que chegou à final da categoria.
O Circuito Mundial IJF retornará em dezembro, com o tradicional Grand Slam de Tóquio.
Em novembro, os principais judocas brasileiros se enfrentarão nas principais competições nacionais, o Troféu Brasil e Grand Prix Interclubes, de 01 a 03 de novembro, e o Campeonato Brasileiro Sênior, de 23 a 24 de novembro.