O atacante Gilberto Macena, que joga atualmente no Chiang Rai United, da Tailândia, viveu grande parte de sua carreira esportiva na Dinamarca, jogando primeiro no Holbæk B&I, da segunda divisão, e, posteriormente, no AC Horsens, da divisão de elite (Superliga). Ao todo, foram oito anos jogando no futebol dinamarquês.
Com esse período feliz vivido no país europeu e as grandes amizades que fez por lá, Macena engrossa a torcida pelo selecionado dinamarquês. “Estou bastante animado e confiante que a Dinamarca fará uma boa Copa do Mundo. Vou torcer para eles também, assim como torço pelo Brasil”, relata o atacante de 34 anos.
E, Macena realmente fez história com a camisa do AC Horsens, já que atuou 178 vezes e marcou 81 gols. Em 2012, o clube prestou uma homenagem ao ídolo brasileiro, que é um dos maiores artilheiros do Horsens.
O tocantinense relata que conhece vários atletas que estão defendendo a Dinamarca nessa Copa do Mundo. “Enfrentei vários jogadores que compõem o elenco dinamarquês, mas junto atuei somente com o goleiro reserva, Frederik Ronnow, que sempre se destacou e já sabia que iria chegar longe. Logo aos 18 anos, ele já era o reserva do nosso time na Superliga e hoje está no Eintracht Frankfurt, que vai jogar a Bundesliga(divisão de elite do campeonato alemão)”, explica Gilberto.
Ao longo de sua vitoriosa carreira, Gilberto Macena atuou no Seres-RJ, Rio Claro-SP, Comercial-SP, Holbæk B&I (Dinamarca), AC Horsens (Dinamarca), Shandong Luneng (China), Hangzhou Greentown (China), Buriram United (Tailândia), Al-Qadisiyah (Arábia Saudita) e Bangkok United (Tailândia), além do já citado Chiang Rai United.
Foto: Divulgação