A cidade de Santos já começa a viver o clima do ITF de Beach Tennis, marcado para o período de quinta-feira (25) a domingo(28). Nesta terça-feira (23), o evento foi apresentado à imprensa no Hotel Novotel, no Gonzaga, e reuniu o tenista local Marcus Vinicius Ferreira, membros da organização, como o presidente da Federação Paulista de Tênis (FPT), Luiz Fernando Balieiro, o diretor de beach tennis da entidade, Roberto Fadul Machado, além do secretario de esportes do município, Sadao Nakai.
Ao todo, cerca de 130 atletas profissionais de dez países estarão em ação na arena montada na praia, com entrada gratuita do público e a capacidade para receber 2.000 pessoas.
Classificado como categoria $15,000+H, o ITF de Beach Tennis receberá os melhores tenistas do mundo. Além do Brasil, estarão na competição atletas de Alemanha, Argentina, Aruba, Chile, Espanha, França, Itália, Rússia e Venezuela.
“O torneio da ITF, aqui em Santos, já é tradicional há alguns anos. A Federação Paulista de Tênis manteve a alta premiação nesta edição, para que continuasse sendo um atrativo maior para a vinda dos principais tenistas do mundo. Entendemos que a cidade é a capital do beach tennis no Estado de São Paulo, porque é a maior que tem uma faixa de areia perfeita para esse tipo de evento. A intenção é que aumente cada vez mais o número de praticantes e que o maior torneio do País siga em Santos”, disse o presidente da FPT, Luiz Fernando Balieiro.
Diretor de beach tennis na Federação Paulista de Tênis, Roberto Fadul Machado contou um pouco da estrutura da competição e do nível dos profissionais inscritos. “A estrutura do ITF de Beach Tennis é uma das maiores realizadas no beach tennis até hoje em nosso País. Teremos uma quadra central e outras nove adjacentes montadas na arena”, enalteceu Roberto Fadul. “Temos nesta semana um dos maiores torneios do mundo, porque do top 20 serão 15 tenistas, tanto no masculino, quanto no feminino”, completou o diretor.
“Estarão em ação os melhores brasileiros, como Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos, ambos santistas, e também Diogo Carneiro e Ralf Abreu, dupla principal do Brasil, do Rio de Janeiro. Contaremos aqui, ainda, com o Vinicius Font, ex número 1 do mundo, e a dupla feminina formada pela Joana Cortez e Marcela Vita”, afirmou Fadul. “Eles terão pela frente os melhores do mundo, com um nível competitivo que não deixa a desejar para nenhum torneio, o que nos inclui entre os quatro mais importantes em um patamar mundial”, finalizou Fadul.
Santos está bem representado – O santista Marcus Vinicius Ferreira iniciou a carreira profissional no beach tennis em 2011 ao lado de Thales Santos, também natural de Santos, e estrearam juntos em Florianópolis, chegando às semifinais na ocasião. De lá para cá, colecionaram títulos como o ITF de Beach Tennis, em 2014, o tricampeonato pan-americano e o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Vargas, na Venezuela, além do vice-campeonato mundial de 2014, na Rússia.