Monica Santos fica entre as oito melhores floretistas da Copa do Mundo da Polônia

0
14

Faltou pouco. Apenas uma vitória separou Monica Santos da medalha na etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima que ocorre em Varsóvia, na Polônia. Nesta sexta-feira (7), a brasileira avançou até o quadro de 8 da competição de florete realizada nas pistas montadas no Hotel Okcie Warsaw. Caso triunfasse sobre a japonesa Anri Sakurai, garantia ao menos uma medalha de bronze.

Disputando a classe B, Monica começou fazendo uma boa pule, quando venceu quatro de seus cinco jogos. No quadro de 32, despachou a holandesa Iris Tenkink em um emocionante 15 a 14. No quadro de 16, eliminou por 15 a 9 a norte-americana Ellen Geddes, quinta cabeça de chave. Acabou parando na japonesa Anri Sakurai, já no quadro de 8, por 15 toques contra 5.

Ainda no florete feminino, Rayssa Veras e Carminha Oliveira avançaram até o quadro de 32 na classe A. Raysa foi eliminada pela chinesa Xufeng Zou, medalhista de prata na prova, por 15 a 3, sendo Carminha vencida por Chui Yee Yu, de Hong Kong, por 15 a 2.

No sabre masculino, classe A, Lenilson de Oliveira foi superado no quadro de 64 pelo tailandês Korakod Sangsawang. Foram 15 toques contra 8. Outro brasileiro na prova, Kevin Damasceno não avançou da pule. Na classe B, Jovane Guissone e Vanderson Chaves caíram no quadro de 32. Guissone foi derrotado pelo chinês Jie Zhang (15 a 3), enquanto Chaves teve sua trajetória encerrada na prova pelo francês Laurent Vandon (15 a 7).

Lembrando que, além dos sete esgrimistas, o Brasil também marca presença na arbitragem do evento na Polônia. O curitibano Gabriel Assis, de 26 anos, espadista da Academia Mestre Kato, é árbitro internacional credenciado pela IWAS, habilitado para atuar nas três armas.

Programação

Neste sábado (8) entram em ação espadas e floretes, respectivamente no masculino e feminino. Fechando a programação no domingo (9), os times femininos jogam florete, enquanto os masculinos se enfrentam no sabre e no florete.

As provas matinais iniciam às 4h (de Brasília), enquanto as vespertinas começam às 8h (de Brasília). A competição será transmitida ao vivo e gratuitamente pela página World Abilitysport, do YouTube (https://www.youtube.com/@WorldAbilitysport/streams).

Comentar