O poder da mente: trabalho de Coaching Esportivo é destaque entre atletas brasileiros

0
90

É cada vez mais evidente que os atletas das mais diversas modalidades se preocupam com suas carreiras e incluem em seu cotidiano o trabalho de Coaching Esportivo, processo voltado para alavancar a carreira por meio de ferramentas estruturadas para gerar motivação, foco e planejamento de ações positivas. 

Ex-atleta e treinador de sucesso no basquete em tradicionais equipes, como Palmeiras e Metodista, de São Bernardo do Campo, Hebert Mucida Coimbra, o Betão, tornou-se referência no Brasil quando o assunto é Coaching Esportivo. Ele utiliza justamente a sua experiência para reconhecer com facilidade todas as fraquezas e potenciais a serem trabalhados e desenvolvidos junto aos atletas.

“O trabalho faz o atleta criar uma rotina vencedora, com melhoria nos potenciais existentes. Assim, ele desenvolve novas habilidades e competências relevantes para atingir suas metas, objetivos pessoais e profissionais. Ele passa a criar consciência de seus pontos fortes e do que pode melhorar, além de equilibrar suas forças e gerar novas condições para evoluir. É um trabalho da mente agregado a comportamento e atitude”, explica Betão, que realiza sessões individuais e para equipes.

Joyce Rodrigues, do Crossfit, é apenas um dos exemplos de atleta que passou a colecionar alegrias e a se realizar após o início do Coaching Esportivo. Ela destaca a mudança total na rotina de treinos e competições. 

“Nada expressa melhor a gratidão e o prazer de fazer o que a gente ama. Se você aproveitar todos os dias tudo o que acontece, o resultado será consequência. Antes, eu fazia as coisas por obrigação e agora tudo mudou. Foi nítida a evolução que tive nos meus treinos, pois todos dias passei a ter vontade de treinar, com propósito, motivação. Tive a oportunidade de competir na Colômbia, onde fiz o meu melhor campeonato, voltando a me divertir como há muito tempo não acontecia”, destacou Joyce, após conquistar o quarto lugar no WodfestColômbia, uma posição de destaque entre as melhores atletas do mundo na modalidade. Agora, ela segue em preparação para torneios na América do Sul e nos EUA.

Ao realizar o trabalho de Coaching Esportivo, os atletas evoluem mentalmente e aumentam, desta forma, o foco durante treinos, jogos, combates, provas e torneios.  No processo, o Coach Betão se torna parceiro do atleta, ajudando nas análises de situações e identificando posturas, características, valores, pensamentos e conceitos que necessitam de reforço ou mudanças.

“O trabalho pode ser individual ou o “Team Coaching”, para uma equipe, por exemplo, ter engajamento, estar comprometida com os objetivos que o clube determina e que a comissão-técnica coloca. Os atletas são cercados por sabotadores e nosso foco é fazer com que eles identifiquem, entendam e eliminem os sabotadores da rotina deles. Quando o atleta passa por isso, ele começa a se conhecer melhor, cria gatilhos, alertas, e se planeja para não se sabotar”, reforça Betão.

“Graças a esse trabalho do Coach Betão me tornei muito mais profissional, organizado. Agradeço muito pelo trabalho e o indico sempre não somente para o MMA, mas para qualquer modalidade, pois o Coaching Esportivo é importantíssimo na carreira de todo o atleta”, destacou Fernando Santo Forte, lutador de MMA, que terá como próximo desafio o KSW 41, em 23 de dezembro, na Polônia. Forte e Joyce fazem parte do Team Coach Betão, projeto de acompanhamento contínuo com os atletas.

Sessões

O Coach Betão atende atletas em todas as partes do mundo. O processo é feito por sessões presenciais ou online via Skype ou WhatsApp, por vídeo, com data e hora marcada. Conheça mais sobre o trabalho de Coaching Esportivo: https://www.coachbetao.com

Hebert Mucida Coimbra
47 anos
Ex-Treinador de Basquete de grandes clubes brasileiros
Certificado na Sociedade Brasileira de Coaching
Personal e Profissional Coaching e Líder Coaching
Comentar