A terceira etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2018 será neste domingo (10), com largada na Praça de Piatã, a partir das 7h, em Salvador. Vencedor no ano passado e recordista da prova da capital baiana, o queniano Paul Kipkemoi Kipkorir vai em busca do bicampeonato. Além disso, o atleta da equipe Luasa Sports Caixa vai tentar baixar o tempo de 30min21, obtido nos 10km em 2017. Vice-campeã na Elite Feminina 10km, Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) vai lutar para subir um degrau e chegar ao lugar mais alto do pódio na disputa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil, com 15 anos de atividades ininterruptas.
Os brasileiros tentarão impedir o bicampeonato de Kipkorir. Entre os principais adversários do queniano estão José Nilson de Jesus (MBsports), quarto colocado na prova de Salvador no ano passado, Valdemar Bispo de Souza Filho, sexto lugar em 2017. Os ‘pratas da casa’ também prometem empenho para dar trabalho ao corredor africano. Entre os baianos que lutarão pelo pódio na Elite 10km estão Marcio Barreto da Silva (MBsports) e André da Conceição Santos (Peralva).
Campeã em 2017, Maria Aparecida Ferraz não vai correr neste domingo. Porém , o restante do pódio do ano passado estará em ação em busca da vitória. Além da vice-campeã Marily, competem a medalha de bronze Rebeca Rodrigues Costa, a quarta colocada Edielza Alves dos Santos Guimarães e Eliane Costa de Jesus, quinto lugar. Além das atletas mais velozes da última edição da prova em Salvador, lutarão pela vitória, a etíope Meseret Gezahegn Merine (Luasa Sports/Caixa) e Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running), que chega a capital baiana embalada após cruzar em primeiro lugar da etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA, disputada dia 19 de maio.
Além da Elite 10km, e etapa baiana do Circuito de Corridas CAIXA, que completa 15 anos em 2018, vai receber milhares de atletas amadores nas ruas de Salvador. “A corrida de rua é um esporte democrático e buscamos oferecer opções para que todos os tipos de pessoas possam participar em distâncias de 10km, 5km, além da possibilidade de fazer a atividade em dupla e caminhada”, explica Hélio Takai, diretor da HT Sports, responsável pela organização do evento, que já teve etapas em Belo Horizonte e Uberlândia.