Os principais atletas do país têm compromisso marcado de 29 de outubro a 2 de novembro, no Esporte Clube Pinheiros (SP), para a disputa da Taça Brasil de Saltos Ornamentais.
Além de definir os campeões nacionais da temporada 2024, a competição servirá como seletiva para o Mundial Júnior da modalidade, no Rio de Janeiro, a partir de 24 de novembro.
“Conhecermos os saltadores que representarão o Brasil no Mundial Júnior será um atrativo a mais para este campeonato. Temos investido muito nas categorias de base nos últimos anos e agora será uma excelente oportunidade para os atletas mostrarem seu potencial. Tenho sentido todos bastante empolgados com a possibilidade de disputarem uma competição internacional em casa, com o apoio da torcida. E isso traz outra atmosfera para a Taça Brasil”, afirma o Diretor-executivo da Saltos Brasil, Hugo Parisi.
O Brasil tem direito a inscrever até dois atletas por prova no Mundial Júnior, que terá disputas em duas categorias: A (16 a 18 anos) e B (14 e 15 anos).
Miguel Cardoso e Gabriel Perdigão, que estiveram recentemente no Mundial Júnior de High Diving, em Brasília, estão entre os principais candidatos a integrarem a seleção, assim como Heloá Camelo, medalhista no Sul-americano de Esportes Aquáticos, no último mês de setembro, em Cáli (Colômbia).
Outros destaques do campeonato são as presenças de Maria Faoro e Karolina Polizos, que moram nos Estados Unidos, mas têm mães brasileiras e decidiram representar o país internacionalmente.
Maria, inclusive, já defendeu o Brasil no Pan-americano Júnior de Lima, em 2023. Já Karolina, que tem tripla cidadania (o pai é grego), vem ao país pela terceira vez este ano: nas duas ocasiões anteriores, treinou com os atletas do Time Rio 21 no CT Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
Na categoria adulto, os principais destaques da competição são os atletas olímpicos Luana Lira (Tóquio 2020) e Jackson Rondinelli (Rio 2016), além de Rafael Borges, que conquistou este mês a inédita medalha de prata no Mundial Júnior de High Diving.