Campeã Mundial e eleita melhor atleta do mundo de maratonas aquáticas em 2017, Ana Marcela Cunha está na final do Prêmio Brasil Olímpico, do COB, na categoria melhor atleta do ano na temporada passada. O evento será realizado no dia 28 de março, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Ana Marcela viveu, em 2017, um dos melhores anos de sua carreira. Depois de conquistar o tricampeonato Mundial na prova dos 25 km em Budapeste – ela também conquistou mais duas medalhas -, a baiana terminou o ano com a segunda colocação no ranking do circuito da Copa do Mundo. A soma dos resultados fez com que a FINA elegesse a nadadora da UNISANTA como melhor atleta do mundo em 2017.
No prêmio do Comitê Olímpico do Brasil, Ana Marcela Cunha concorrerá com Ana Sátila (da canoagem slalom) e Mayra Aguiar (do judô). Caio Bonfim (atletismo), Evandro e André (vôlei de praia) e Marcelo Melo (tênis).
Esta é a quarta vez em que Ana Marcela é finalista do Prêmio Brasil Olímpico. Em 2015, a baiana conquistou o troféu ao lado de seu conterrâneo Isaquiaz Queiróz.
O Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do esporte no Brasil, chega a sua 19ª edição e premiará os melhores atletas de cada esporte olímpico do país.