Vanessa Cristina é eleita Atleta do Mês do Comitê Paralímpico das Américas

0
8

A maratonista Vanessa Cristina, 30 anos, foi eleita Atleta do Mês de fevereiro pelo Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês). A paulistana venceu com 50% dos votos do público.

Vanessa foi indicada ao prêmio porque foi campeã da maratona de Sevilha, na Espanha, no domingo, 23 de fevereiro. Ela completou a prova em 1h40min23. Sua marca foi 37s superior ao índice estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como critério de convocação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

No último domingo, 8 de março, ela também foi a campeã feminina da maratona de Los Angeles, nos Estados Unidos. A atleta compete pela classe T54, para cadeiras de rodas. A paulistana amputou a perna esquerda em 2014, devido a um acidente de moto.

O guatemalteco Gersson Mejía, do Parataekwondo, que ganhou o ouro no Aberto da modalidade no México, ficou em segundo lugar com 46% votos. Já o halterofilista chileno Maria Antonieta Ortiz, o snowboarder americano Joe Pleban e o halterofilista salvadorenho Herbert Aceituno também concorriam ao prêmio.

As indicações foram feitas pelos Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) do continente americano.

Os vencedores do Atleta do Mês de 2020 do APC são:
Janeiro – Luis Flores, Chile, tênis de mesa
Fevereiro – Vanessa Cristina de Souza, Brasil, atletismo

Comentar