A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot conquistou nesta segunda-feira (31) a 15ª vitória seguida nesta temporada, na estreia do Citi Open, torneio ATP 500, em Washington, nos Estados Unidos. Cabeças de chave 2, o mineiro Melo e o polonês Kubot derrotaram o sueco Robert Lindstedt e o austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/5, em 1h30 de jogo. Nas quartas de final, eles terão pela frente os vencedores de Grigor Dimitrov (Bulgária)/Lucas Pouille (França) e Jean-Julien Rojer (Holanda) / Horia Tecau (Romênia).
Esta foi a primeira partida de Melo e Kubot depois da comemoração do inédito título de Wimbledon. Em Washington, eles deram início à preparação para o quarto e último Grand Slam deste ano, o US Open, no final de agosto. Marcelo joga como atual número 1 do ranking mundial individual de duplas. Kubot é quarto do mundo.
O primeiro set começou com uma quebra dos adversários, que marcaram 1/0 no saque de Melo e, na sequência, abriram 2/0 no serviço de Thiem. Melo e Kubot reagiram, mostrando mais uma vez a confiança, a concentração e o entrosamento que vem garantindo grandes resultados para a dupla. No oitavo game quebraram o saque de Lindstedt, empatando a série em 4 a 4. Depois conseguiram mais um break no serviço do sueco, no décimo segundo game, para marcar 7/5 e fechar o set em 40 minutos.
A segunda série começou equilibrada, com as duas duplas mantendo seus serviços até o quarto game. No quinto, mais uma vez, Lindstedt e Thiem saíram com uma quebra na frente, marcando 3/2 no saque de Melo. Mas, a reação desta vez foi imediata. Melo e Kubot devolveram o break, quebrando o serviço de Thiem e igualando em 3/3. Nova quebra no décimo segundo game, mais um 7/5, aproveitando o segundo match point do jogo para estrear com vitória.
Melo e Kubot mostraram consistência ao longo da partida, pois mesmo perdendo o serviço, reagiram rápido, sem permitir que os adversários dominassem o placar. A partida confirmou o ótimo momento da dupla, que vem de uma invencibilidade de 14 jogos na grama, e mostrou o acerto dos treinos fortes realizados na Flórida na semana passada, na adaptação ao piso duro, superfície dos próximos torneios.
Próximos torneios – A programação de Marcelo Melo nas próximas semanas terá o Coupe Rogers (ATP 1000), com início dia 7 de agosto, em Montreal, no Canadá; Western&Southern Open (ATP 1000), em Cincinatti (EUA), dia 14 de agosto; e o US Open, em Nova Iorque (EUA), de 28 de agosto a 10 de setembro.
Na temporada, cinco títulos e 34 vitórias – O mineiro Marcelo Melo, 33 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 35 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.