Em 2022, o Atletismo INCAS Botucatu disputou diversas competições estaduais e nacionais e se consolidou como um dos berços do atletismo brasileiro, colaborando para o desenvolvimento do esporte e dos atletas da modalidade.
Para destacar as conquistas e as expectativas do clube para a próxima temporada, a FPA (Federação Paulista de Atletismo) bateu um papo com o treinador Mário Vasques. Confira!
Balanço da temporada 2022
Para o treinador Mário Vasques, o ano de 2022 foi de consolidação e muita dedicação de todos os envolvidos, sobretudo professores e atletas, no projeto de atletismo da cidade de Botucatu.
“Tivemos que conciliar a participação de todas categorias do projeto com o retorno das competições da Secretaria de Esporte do Estado (Jogos Regionais e Joguinhos da Juventude). Apesar de ser um projeto de iniciação e formação tivemos bons resultados nas categorias Sub-18, Sub-20, Sub-23 e Adulto, com participação de atletas nos nacionais da Cbat e Jogos da Juventude em Aracaju – Sergipe e Jogos Escolares Brasileiro no Rio de Janeiro – Jeb’s”, revelou o técnico.
Vasques avalia como principais pontos positivos de 2022 os resultados nas competições organizadas pela Federação, principalmente o fechamento do ano com a classificação em terceiro lugar no geral do Sub-14 da FPA.
“Além disso, houve a conquista do primeiro ano do Bolsa Atleta Municipal graças aos resultados nos estaduais e nacionais. É uma conquista que ajuda os jovens atletas a terem maior dedicação, melhor alimentação e melhores resultados”, pontuou.
Expectativas para o atletismo de Botucatu em 2023
Para 2023, Mário Vasques espera a ampliação do projeto em mais polos de Botucatu e a transição de atletas de formação para o alto rendimento, contando com o apoio da Prefeitura e parceiros.
O treinador também revelou que deseja aumentar a quantidade de participações nas competições Sub-16, Sub-18 e melhorar as posições de atletas nos ranking nacionais, assim como ter atletas da cidade nas principais competições Sub-20, Sub-23 e Adulto, como o Troféu Brasil de Atletismo.
Apoio da FPA e da prefeitura
O treinador de atletismo de Botucatu finalizou o papo com a FPA agradecendo a todos que estão ajudando o projeto da cidade no desenvolvimento de jovens atletas, assim como corroborando para a democratização do esporte no estado de São Paulo e Brasil.
“Quero agradecer ao Instituto Suman e ao Presidente da Federação Paulista de Atletismo, Joel Oliveira, que pessoalmente esteve aqui nos Jogos Regionais 2019 na competição de atletismo. Nessa visita, na pista mesmo, ele conheceu o nosso Prefeito Pardini, que é um amante do esporte e apoiou o nosso processo de filiação junto à FPA”, destacou o professor.
Ele ainda expressou sua gratidão a todos os professores do projeto. “O treinador Marcelo Diarcadia, a treinadora Silmara Modesto e os estagiários que são atletas e já estão se formando em Educação Física, Marco Aurélio Ferrari e Natan Bonfim, orgulho para nosso Projeto Futuro da Cuesta, além de todos os atletas que vestem a camisa e se dedicam diariamente pelo município e pelo atletismo de Botucatu (Incas Botucatu)”.
Mário Vasques não se esqueceu também de citar a viabilização de uma nova pista de atletismo para a cidade de Botucatu. Caso a obra seja aprovada, a cidade poderá se preparar para receber futuras competições.
“Não poderia deixar de fora o agradecimento ao Secretário Geraldo Pupo, que apoiou em todos os momentos nosso esporte com o suporte necessário para as competições. Ele, inclusive, está vendo a possibilidade de uma nova pista de atletismo em Botucatu para receber competições em nosso município, com academia para os atletas, e também a provável presença de alguma empresa em nossos uniformes”, declarou.
Vale dizer que, até o momento, o atletismo de Botucatu não possui patrocinadores.