A queniana Emily Chepkemoi Arusio conquistou a terceira vitória consecutiva e segue com 100% de aproveitamento no Circuito de Corridas CAIXA 2018. Depois de ganhar no Recife e em Fortaleza, ela voltou a ser a mais veloz na categoria Elite 10km da etapa de Porto Alegre, disputada neste domingo (26), no Parque Marinha do Brasil. A atleta africana ignorou o frio – na casa dos seis graus – e, com o resultado, garantiu o bicampeonato na capital do Rio Grande do Sul, onde também conquistou a vitória em 2017.
Emily cruzou a linha de chegada com o tempo de 34min48, sua melhor marca na temporada 2018 (marcou 35min28 no Recife e 35min21 em Fortaleza). Contudo, não conseguiu bater o recorde da etapa de Porto Alegre, que é de 33min46, obtido por Ednalva Lauriano da Silva, em 2007. Simone Ponte Ferraz, em segundo, com 35min11, foi a melhor brasileira neste domingo. Ela foi seguida pela tanzaniana Fadhila Salum Samwe (35min56), Conceição de Maria Carvalho Oliveira (36min40) e Gabriela Letícia Rocha (36min49).
“A prova de Porto Alegre foi muito boa, com um percurso maravilhoso, pois é o único plano entre todas as etapas. Tivemos um nível forte, com duas africanas, e o clima frio é bom para obter boas marcas. O Circuito CAIXA é o maior do Brasil e nos proporciona enfrentar grandes atletas e fazer bons tempos. Estou bem contente com minha evolução na temporada”, afirmou Simone, corredora de Santa Catarina Simone e melhor brasileira na capital do Rio Grande do Sul e que venceu a etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA e foi vice em Salvador.
O Quênia também dominou o lugar mais alto do pódio da categoria Elite 10km masculina. Geofry Toroitich Kipchumba venceu a etapa de Porto Alegre do Circuito CAIXA ao cruzar a linha de chegada em 30min18. Gilberto Silvestre Lopes chegou logo atrás, com o tempo de 30min33. “A prova foi muito boa. Devido ao vento, não deu para fazer grande marca, mas o que vale é o pódio. Até o quilômetro sete, acompanhei o queniano, mas, depois, senti dificuldade para seguir no mesmo ritmo. Então, garanti o segundo lugar”, disse. Completaram o pódio: Rodinei da Silva Medeiros (31min35), Patrick Aguinaldo Barbosa (31min57) e Gustavo Moreira de Bitencourt (31min58).
Herói – Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta/1996, Arnaldo Oliveira marcou presença na etapa de Porto Alegre neste domingo. Integrante do programa Heróis do Atletismo CAIXA, ele deu a largada e participou da premiação no pódio. Na sexta-feira (24), fez palestra para meninos e meninas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. Falou para um grupo 200 crianças, entre oito e 14 anos.
Sétima corrida do ano – A etapa de Porto Alegre do Circuito de Corridas CAIXA recebeu atletas de ponta e milhares de amadores de diferentes níveis de condicionamento físico. Os profissionais correram na Elite 10km, enquanto os demais puderam escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada. O evento deste domingo foi o sétimo da temporada de aniversário de 15 anos do Circuito CAIXA. Neste ano, as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza e agora Porto Alegre receberam a competição.
Pegada do Bem – A etapa de Porto Alegre também teve a campanha Pegada do Bem, que já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, que foram encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. As doações foram entregues na retirada dos kits na sexta (24) e sábado (25) e na arena da prova, no domingo.