Coluna: O ponto, de Vista! O ANALISTA!

0
78
  1. Vamos falar de futebol, a paixão dos brasileiros (as) com outra visão; talvez alguns de vocês já viram falar de analisar o time adversário, melhor jogador, melhor esquema tático desenho tático, 4x3x3, 4x4x2 ou ainda o mais usual o 4x1x4x1, primeira , segunda e terceira linha de marcação etc… Essas variações vai além das estratégias de um único treinador de futebol de um clube ou até seleções (porém a definição final e dele), e o Analista de Desempenho, que tem em umas das suas funções, oferecer sugestões de atuação, treinamento e desenho tático para as comissões técnicas.

Profissionais que atuam nos bastidores de diversos clubes no mundo e seleções, inclusive aqui no Brasil, desde a captação de novos atletas para a divisão de bases, o scout (antigo olheiro ou avaliador técnico), nas avaliações diversas de situações de jogo da sua própria equipe ou adversário, mensurar assim os dados quantitativos e qualitativos das equipes ou atletas na qual servirá de parâmetros para atitudes técnicas (atleta) e táticas (atletas, elenco, comissão ) em situação real no jogo.

Que profissionais são esses que veem com suas canetas e papéis na mão e com isso sugestiona ao líder do grupo(técnico) que atletas X e Y se adequam a determinado esquema tático, ou determinada zona de campo?

Leitores! O futebol mundial muda constantemente e o Analista de Desempenho é mais um profissional no futebol que podem ter certeza, que ajudará seu clube também a vencer os jogos, escolher jovens atletas para sua divisão de base, apontar a melhor contratação para seu elenco profissional, acreditem! Com uma caneta e papel ( humildade) na mão.

Clubes e comissões que atentarem para esta ainda nova ferramenta no futebol (vôlei e basquete já existem há anos aqui no Brasil) dará um salto gigantesco no âmbito operacional e administrativo (investimento tecnológico e material humano), aqui no nosso país, Confederação Brasileira de Futebol, através da CBF Academy, proporciona qualificação de Analistas De Desempenho da Base ao Profissional, a qualquer cidadão (ã) que tenha interesse.

Este colunista esteve presente na cidade do frevo para esta qualificação e verificamos que os clubes brasileiros estão investindo nos seus profissionais, como Goiás, Volta Redonda, Ferroviária/SP, E.C. Jacuipense, E.C. Vitória, Sport, Náutico, Santa Cruz, Ypiranga/PE, Sergipe entre outros.

É Leitores (as) futebol se ganha dentro de campo, isso e notório! Porém vem das arquibancadas além dos gritos de vibração, um olhar mais técnico, um olhar de um ANALISTA, que estudou o adversário (atleta, forma de jogo, variação no jogo, fases do jogo, etc e tal) para que o gol que você comemorou (de pênalti por exemplo) antecipadamente o seu artilheiro já sabia para onde o goleiro iria se jogar.

Tá vendo aí que nada é atoa?!!!!!

Até a próxima, mas antes uma pergunta! O time que você é torcedor(a) tem Departamento de Analise e Desempenho? Se não! Cobre viu. O sucesso pode sair de la tambem.

Abraços e sempre pratiquem exercícios físicos.

Está publicação é simultânea com o site www.esporteemais.com da Bahia.

Prof. Robson Nunes
Discente em Educação Física
Pós graduando em Biomecânica do Movimento Humano
Comissão Técnica e Docente da Liga Desportiva da UNEB
Membro da Comissão técnica das seleções de Futsal de Lauro de Freitas
Treinador da Academia de Futebol Jean Nader
DADE do E.C. Jacuipense/Ba

Comentar