Copa dos Refugiados revela talentos

0
38

As semifinais e final da Copa Nacional da Copa dos Refugiados, reserva grandes histórias de superação e personagens. No domingo (18), acontecerão as disputas para conhecermos os finalistas, que reunirão os vencedores das etapas regionais do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, além da Malaika, seleção da Acnur (Agência da ONU para Refugiados), formada por imigrantes de várias nações.

O refugiado Conda Yacouba, conhecido como Pipoca, de apenas 18 anos, é um dos atletas que comporão a seleção da Acnur. O atleta tem sido analisado pelo técnico Almir Henrique Souza, para participar de testes e compor a equipe de Futebol 7 do SC Corinthians Paulista.

Conda está no país há pouco mais de um ano e é nascido na Guiné-Conacri. Pipoca teve que sair do seu país por causa de conflitos internos e hoje tenta regularizar seus documentos e trazer a família para morar com ele no Brasil. Ele trabalha como padeiro na zona leste. O jogador faz aniversário no dia da semifinal e receberá um grande presente surpresa no dia 20, data da final da Copa.

Caso a equipe da Acnur chegue a final da Copa dos Refugiados, que acontece na terça-feira (20), no Pacaembu, Almir estará presente e entregará uma convocação oficial à Pipoca, após a partida para participar de alguns amistosos pelo Corinthians. O primeiro teste será no dia 06 de dezembro em confronto contra uma equipe do SESC. Caso Conda não esteja na disputa final, será convidado nas arquibancadas do Pacaembu.

A legislação esportiva brasileira não permite a inscrição de atletas em federações e confederações, sem o visto permanente no Brasil. Após o pedido de refúgio, a pessoa recebe um protocolo provisório (válido por um ano) e renovável, até que o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) se posicione de modo definitivo quanto ao seu pedido, confirmando ou recusando-o. O atleta aguarda esta regularização.

Serviço:

“Final Nacional Da Copa dos Refugiados”
Dia 20 de novembro, às 10 horas
Estádio do Pacaembu

Semifinais

Data: 18 de novembro, às 9h
Estádio Jack Marin
Rua Muniz de Souza,1119 (dentro do Parque da Aclimação)
Entrada franca

Comentar