O técnico Kleiton Lima acompanha com alegria e satisfação os frutos do seu trabalho no comando do Santos FC “B”, equipe formada por jogadores de até 23 anos, oriundos da própria base santista ou vindas do outros times. Foram cerca de três anos trabalhando com jovens e promissores atletas, procurando prepará-los para futuras oportunidades.
“O objetivo da equipe sub-23 era deixar os jogadores preparados para atuar no time principal do Santos FC, minimizando ao máximo os efeitos da transição da base para o profissional. E, atingimos esse objetivo, já que enviamos uma série de jovens para a equipe profissional santista, sendo que alguns já foram negociados com o mercado internacional e outros estão se destacando em outras equipes”, explicou Lima.
O volante Diego Pituca, que é titular da própria equipe santista, é um grande exemplo. “O Pituca é um volante canhoto, dinâmico e de muita qualidade, que além de fazer bem a proteção defensiva, sabe sair para o jogo e tem feito boas partidas neste Campeonato Brasileiro; trabalhamos com eles por um bom tempo. Agora, é titular do Santos FC e aproveitou bem a sua chance, pois estava preparado para isso”, relatou Lima.
No EC Bahia outros dois jogadores estão integrados ao elenco: o volante Gregore, titular absoluto e um dos destaques da equipe, e o lateral Paulinho, que tem participado de vários jogos atuando como ala. Já o meio-campista Thaciano está no Grêmio-RS, atuando na Libertadores e no Brasileiro, além de vários outros atletas que passaram pelo Sub-23 do Santos FC e estão atuando e se desatacando também na Série B do Campeonato Brasileiro.
Além desses jogadores mais recentes, outros nomes importantes do Santos FC foram preparados pelo Santos FC “B” e já foram negociados com o cenário internacional. “O Vitor Bueno, que hoje está no Dínamo de Kiev (Ucrânia), passou pela equipe sub-23 e depois foi alçado ao time profissional, se firmando bem, tanto que foi eleito, em 2016, o jogador revelação do Campeonato Brasileiro. Outro nome é o meia-atacante Ronaldo Mendes, hoje no Al Wasl (Emirados Árabes Unidos), autor de um dos gols do título do Campeonato Paulista de 2016 diante do Audax; e o atacante Walterson, que está no FC Famalicão, de Portugal”, relembrou Lima.
Depois de um tempo de estudos, incluindo um período de observação e estágio com o técnico português Paulo Fonseca, no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Kleiton Lima mira voltar para o mercado nacional ou internacional. “Não acertei ainda com nenhuma equipe, por isso, sigo aberto para tratativas com equipes que tenham um projeto sério, seja no Brasil ou no exterior”, finalizou.