Carlos Lima analisa grupo do Brasil na fase inicial do Sul-americano feminino

0
28

A Seleção Brasileira Adulta Feminina já conhece os seus adversários na fase inicial do Campeonato Sul-americano – 2018, que será jogado de 26 a 31 de agosto, na cidade de Tunja, Colômbia. A equipe comandada pelo técnico Carlos Lima aparece no Grupo A, ao lado do Chile, Paraguai e da Venezuela.

Antenado, Lima segue coletando informações sobre os adversários. “Do Paraguai sabemos que a Paola Ferrari, que já atuou no Brasil, é o destaque, enquanto que do Chile conhecemos a Morrison, que jogou a Liga de Basquete Feminino (LBF) pelo Sampaio Basquete. A Venezuela nós enfrentamos na Copa América e sempre é um adversário que requer cuidados”, relatou.

O Grupo B está assim: a anfitriã Colômbia, Argentina, Peru e o Equador.

De acordo como regulamento, na primeira fase, as nações jogam entre si, em turno único e dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam à semifinal, garantindo também classificação para a Copa América – 2019. Os ganhadores da semifinal se qualificam a grande final, disputando o título sul-americano.

O elenco brasileiro sofreu alterações: a ala/armadora Izabela Nicoletti e a pivô Damiris Dantas, contundidas, foram liberadas e não se apresentarão. Já a pivô Gil Justino, que jogou a última edição da LBF pela Uninassau Basquete e agora acertou sua transferência para o Vera Cruz/Campinas, foi convocada pelo treinador brasileiro para completar o grupo que disputa as 12 vagas na equipe.

O grupo brasileiro é composto pelas seguintes jogadoras:

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)

Além de Carlos Lima, a comissão técnica brasileira conta com estes profissionais: Adriana Santos (gerente técnica), Bruno Valentin (administrador), João Camargo Neto (assistente técnico), Clóvis “Vita” Haddad (preparador físico), Paulo Szeles (médico), Isabel Rosa, Jornada Reis e Thais de Sousa (fisioterapeutas).

A apresentação das jogadoras ao técnico Carlos Lima acontece no dia 06 de agosto (segunda-feira), às 14h (de Brasília), em Campinas (SP), no Vitória Newport Residence Hotel. O Brasil treinará até 23 de agosto (quinta-feira), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), no Clube Concórdia, também em Campinas (SP).

Já o embarque para Tunja (a 130 km de Bogotá, capital colombiana) acontecerá no dia 24 de agosto (sexta-feira).

Foto: Kiko Ross/CBB

Comentar