Comissão técnica já estuda as particularidades da cidade sede do Sul-Americano Feminino

0
35

Com a cidade de Tunja, na Colômbia, confirmada para sediar o Campeonato Sul-americano Adulto Feminino – 2018, que ocorre entre os dias 25 e 31 de agosto, a comissão técnica multidisciplinar da Seleção Brasileira, que conta com profissionais altamente gabaritados, já começou o planejamento para que o grupo chegue bem, iniciando favoravelmente o novo ciclo olímpico.

O preparador físico Clóvis ‘Vita’ Haddad tem buscado informações relevantes constantemente sobre a sede do Sul-americano. “A cidade de Tunja (130km de Bogotá) tem um fuso-horário de menos duas horas em relação a Brasília; fato este que já requer um cuidado especial no tocante a viagem e a nossa chegada lá. Outra preocupação é a altitude (2800 metros), ainda que não seja extremamente severa, já provoca alterações fisiológicas, daí a preocupação de preparar bem as atletas, usando o nosso trabalho multidisciplinar, conversando com a nutricionista e com o departamento médico para que as meninas suportem bem essas condições”, explicou.

“Dessa forma, a preparação requer alguns cuidados especiais, por isso, vamos nos planificar e estruturar para chegarmos ao local da competição na melhor forma possível”, complementou Vita.

Já o médico Paulo Szeles afirmou também estar atento ás peculiaridades de Tunja. “O departamento médico, junto com os demais profissionais que integram a comissão técnica multidisciplinar da Seleção, já está monitorando fatores importantes para uma preparação adequada, como o tempo de deslocamento, clima, fuso-horário e a altitude, levando em consideração as características da cidade sede da competição. Tudo isso para ser trabalhado com as atletas ao longo da preparação”, explicou.

As atletas convocadas pelo técnico Carlos Lima foram estas:

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabela Nicoletti (Florida State University/Estados Unidos), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Damiris Dantas (Atlanta Dream/Estados Unidos), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco) e Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha)

A apresentação do grupo ao técnico Carlos Lima acontece no dia 06 de agosto (segunda-feira), em Campinas (SP), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Foto: Kiko Ross/ASE

Comentar