O armador Rafael Luz, do MoraBanc Andorra, viverá um dia especial neste domingo (04), no confronto diante do Real Madrid, válido pela sétima rodada da fase inicial da Liga ACB – 2018/2019. Quando a bola subir, às 14h (de Brasília), no WiZink Center, em Madrid (ESP), o brasileiro completará 200 jogos na competição espanhola, que está entre as mais fortes e tradicionais do cenário internacional.
Rafael Freire Luz, que mantém a dinastia do basquete na família, é o irmão caçula de Helen, Cíntia e Sílvia, que marcaram história com a camisa verde-amarela; e filho do ex-técnico e ex-jogador, Nélson Luz. O armador chegou à Liga Espanhola com apenas 15 anos de idade, na temporada de 2007/2008, para jogar pelo Unicaja Málaga. Aos 26 anos (11 de fevereiro de 1992), Rafa consagrou uma vasta experiência no país, com mais de uma década de atuação no basquete europeu.
Em 2011, Luz conquistou seu primeiro pódio com a Seleção Brasileira Adulta: a medalha de prata na Copa América, em Mar Del Plata, na Argentina, que funcionou como Pré-Olímpico e garantiu a presença brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Alguns anos depois veio à medalha de ouro no Pan-Americano de Toronto, em 2015.
Após uma temporada no Sesi Franca Basquete, o jogador retornou ao basquete espanhol para defender o MoraBanc Andorra, que ocupa atualmente a 12ª colocação na classificação geral da Liga ACB – 2018/2019, com duas vitórias e quatro derrotas. O paulista de Araçatuba tem sido nome constante nas convocações feitas pelo técnico Aleksandar Petrovic, para a Seleção Brasileira, que está disputando as Eliminatórias para a Copa do Mundo da China.
“Um orgulho imenso chegar a essa marca em uma Liga tão importante como é a ACB. Espero continuar minha carreira aqui e somar muitos mais jogos. Sei que ainda sou jovem e ainda tenho muito tempo dentro da modalidade, então pretendo fazer valer toda oportunidade que tenho aqui na ACB”, comentou Rafael.
Ao longo de sua carreira, Luz tem passagens pelo Unicaja Málaga, Granada, Clinicas Rincón, Lucentum Alicante, Monbus Obradoiro e Baskonia, todos da Espanha. No cenário nacional, Luz defendeu o Jundiaí (base e adulto), CR Flamengo e o já citado time francano.